Quando se fala em armazenamento de arquivos na nuvem, muitas pessoas costumam associar o termo a alguma ferramenta mágica, que torna tudo disponível de acessar, todo o tempo, independente do local.
Apesar de essa não ser uma forma correta de explicar a computação em nuvem, o crescimento da cloud computing nos últimos anos possibilitou um novo olhar diante da tecnologia.
Para o trabalho remoto, esse recurso é fundamental. Afinal, é por meio da nuvem que os funcionários acessam os dados da empresa de qualquer dispositivo conectado à internet.
A educação também ganhou destaque, por meio de cursos onlines, que ultrapassam as barreiras físicas e alcançam alunos de todo o mundo.
E ainda que esse recurso esteja disponível para todos, o armazenamento em nuvem mantém um vasto número de gestores e usuários sobre como utilizar a tecnologia e quais os serviços em nuvem disponíveis.
Pensando nisso, hoje vamos explicar o que é o armazenamento em nuvem, como ele funciona e muito mais. Acompanhe!
O que é armazenamento de arquivos na nuvem?
O armazenamento de arquivos na nuvem é um formato de computação em nuvem o qual usa uma tecnologia para permitir o uso remoto de ferramentas da computação, através de uma conexão de internet.
O serviço de nuvem possibilita o acesso a sistemas, infraestrutura e dados por meio de diversos dispositivos — tablet, computador, celular — que estão ligados na internet.
E como muitos acreditam, a nuvem não é algo invisível, já que os dados ficam guardados em datas centers gigantes, vigiados com medidas de segurança parecidos com os de uma prisão, tudo com o intuito de garantir a proteção das informações e a privacidade dos usuários.
Benefícios do armazenamento de arquivos na nuvem
Os principais benefícios do armazenamento em nuvem refere-se a segurança e custos.
Isso porque aderir a computação em nuvem é muito mais econômico que comprar hardwares ou criar um recurso personalizado.
Afinal, os custos com a nuvem são repartidos entre todos os usuários, o que faz dessa solução uma grande vantagem tanto para as empresas como para os clientes.
Para completar, os serviços em nuvem têm um nível de segurança muito superior aos de um data center/servidor tradicional.
Além disso, diversos experts são contratados para assegurar a preservação dos data centers, até porque eles são tidos como peças de enorme valor e sensibilidade.
Principais características do armazenamento de arquivos na nuvem
Conheça agora 5 aspectos que diferenciam o armazenamento em nuvem de outras soluções tecnológicas.
1. Autoatendimento e uso on-demand
No serviço de armazenagem em nuvem, a solução está disponível no momento que o usuário deseja, ou seja, não é necessário que nenhum gestor permita o acesso aos dados.
Um bom exemplo se trata do streaming da Netflix, Amazon Prime e outras, que podem ser comprados — ou cancelados— a qualquer momento. No caso das empresas, o serviço de nuvem funciona de maneira parecida.
2. Utilização de recursos somente quando necessário
Um fato interessante é que nem todos os clientes de uma nuvem precisam utilizar, ao mesmo tempo, todos os recursos.
Assim, os servidores de nuvem podem passar as ferramentas de um cliente para outro quando esse outro usuário estiver inativo.
Tudo isso acontece devido à configuração eficiente do total de armazenamento disponível.
3. Elasticidade
Ligada ao aspecto anterior, a elasticidade viabiliza o atendimento das necessidades de um usuário de um serviço em nuvem, além de acrescentar o limite disponível, tudo de maneira automática e ágil.
Desse modo, se acontecerem fatos periódicos que solicitem uma demanda maior, o espaço na nuvem pode ser aumentado, sem problemas para os usuários e de forma instantânea.
4. Pagamento de acordo com o uso
Um dos principais benefícios do armazenamento em nuvem em comparação ao hardwares é a permissão de efetuar o pagamento somente por aquilo que foi realmente usado.
Isto é, se um usuário não solicita um grande espaço de computação e armazenamento, ele não vai precisar pagar a mais por isso.
Por outro lado, se ele quiser aumentar a capacidade da nuvem, basta desembolsar um pouco mais de dinheiro e está tudo resolvido.
Por tudo isso, é que muitos vinculam o armazenamento em nuvem com o serviço de telefonia pré-paga, onde é preciso recarregar a linha quando os créditos acabam.
5. Grande acesso à rede
Antes de tudo, os serviços em nuvem devem ser acessados facilmente de qualquer lugar com conexão à internet.
Logo, os formatos de trabalho e estudo, esse é um aspecto que proporciona a realização de atividades home office, uma vez que arquivos, documentos, planilhas e programas podem abertos sem que haja deslocamento a qualquer local, como escritórios ou universidades.
Armazenamento de arquivos na nuvem: como funciona
Basicamente, a computação em nuvem utiliza um servidor remoto que une os recursos centralizados aos dispositivos dos usuários.
Dessa forma, os clientes podem acessar os dados online, de qualquer localização, ainda que essas informações estejam armazenadas no outro lado do planeta.
Porém, quando uma empresa opta pelo serviço de nuvem, ela tem três opções de implantação à vista, podendo escolher aquele que melhor se adequa às despesas, disponibilidade e tipos de recursos desejados.
Os três modelos são: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida.
Nuvem pública
A maioria das pessoas conhece o formato de computação em nuvem pública.
Ele funciona através de uma estrutura guiada por uma instituição externa, como por exemplo, a iCloud, Microsoft, Amazon Web Services (AWS), Oracle, Google ou SAP.
Na nuvem pública, o usuário se responsabiliza somente pelo software instalado no sistema de computação em nuvem, no mesmo momento em que os fornecedores zelam pela proteção e manutenção dos dados.
Nuvem privada
A nuvem privada funciona a partir de um serviço administrado pela própria empresa.
Em geral, essa opção é mais utilizada em negócios que não querem compartilhar o espaço virtual com outros usuários e/ou preferem uma solução personalizada visando uma maior proteção dos dados.
Nesse modelo, o sistema é administrado e gerenciado pela organização. Na maior parte das vezes, o acesso se dá por uma WAN (Wide Area Network) ou por uma rede local corporativa (LAN).
Por fim, o acesso a essa tecnologia ocorre através de uma VPN, ou seja, uma rede virtual privada.
Nuvem híbrida
A nuvem híbrida pode ser definida como uma mistura entre as nuvens públicas e privadas.
Ela possibilita que as instituições possuam um valor competitivo ao terem sua própria ferramenta comandada internamente, e o melhor: fazendo as mesmas funções delicadas típicas de um negócio.
Ademais, essa flexibilidade possibilita que essas companhias contratem serviços ofertados por uma nuvem pública que não determine administração e gerenciamento interno.
Formatos de serviço dos servidores em nuvem
Procurando atender as diferentes necessidades dos seus clientes, os servidores de armazenamento em nuvem dispõem de alguns recursos e aplicações a fim de suprir essa demanda.
Existem hoje três modalidades de serviço comumente ofertadas neste setor. Conheça-os a seguir.
Infraestrutura como serviço (IaaS)
A Infraestrutura como serviço, a IaaS, é a distribuição de sistemas computacionais. Em outras palavras, é realizado um aluguel de maquinário virtual, rede e armazenamento.
Esse tipo de sistema substitui a estrutura de Tecnologia da Informação (TI), a qual geralmente é encontrada dentro das companhias, seja em salas privadas ou salas de servidores.
Plataforma como serviço (PaaS)
A sigla PaaS vem de Plataforma como serviço, um método que fornece mecanismos os quais possibilitam a criação de aplicativos em nuvem customizados por intermédio de uma plataforma em nuvem.
Na PaaS são contratados espaços completos para o desenvolvimento sob demanda (on-demand). Neles, é possível desenvolver, alterar e aperfeiçoar aplicativos e softwares.
O tipo PaaS possui ferramentas de desenvolvimento, bancos de dados administrados por sistemas de gerenciamento, sistemas operacionais e serviços no estilo Business Intelligence.
Com isso, a equipe de tecnólogos dos usuários têm tempo para se dedicarem somente à criação de aplicações, dando chance assim, do servidor ser responsável por administrar e manter a infraestrutura do sistema de armazenamento em nuvem.
Software como serviço (SaaS)
O Saas, abreviação de Software como Serviço é um formato o qual permite que um software seja acessado sem a exigência da compra de licenças.
Assim, o cliente acessa a solução pela internet, o que dispensa a necessidade de instalações e/ou manutenções.
Plataforma de armazenamento de arquivos na nuvem da Adentro
Com a Adentro Drive, você tem três soluções em uma só: sincronização, colaboração e compartilhamento.
Saiba algumas vantagens do nosso software de armazenamento de arquivos na nuvem.
Segurança
Por meio de ferramentas de criptografia, aliado a um protocolo estrito de proteção de senhas e anti-hackers, seus dados estarão totalmente seguros com a Adentro Drive.
Acesso Fácil
Ganhe recursos de colaboração e acesso em tempo real, conseguindo abrir arquivos através de qualquer dispositivo, independente do local em que esteja.
Assim, dá para otimizar o tempo e aproveitar as facilidades viabilizadas por nossa solução em nuvem.
Workflow Management (Gestão de fluxo de trabalho)
Com uma gestão do fluxo de trabalho de primeira linha, os gestores podem controlar e direcionar o fluxo dos dados, tanto entre dois ou mais usuários como entre outros servidores.
Logo, é possível também obter permissões para abrir arquivos, excluir e reter informações.
Organização
A Adentro Cloud deixa suas pastas de trabalho muito mais organizadas graças ao novo significado conferido pelo sistema de inteligência artificial.
Conte com opções como criação de listas de tarefas, adição de notas, adição de links, dentre outras.
Além disso, esse recurso permite que a coordenação entre as equipes seja facilitada, o que auxilia na preservação dos arquivos dos usuários.
Troca de arquivos segura
Compartilhar arquivos com outros usuários no servidor não é uma atividade difícil para a Adentro Cloud.
Da mesma forma, criar e mandar links públicos com senha são outras possibilidades da ferramenta.
Ademais, outras pessoas podem enviar arquivos para a nuvem privada, sem esquecer do recebimento de alertas quando ocorrer a entrega do documento/mídia.
Deep Integration (Integração Profunda)
A fácil integração é uma marca forte da Adentro Soluções. Por isso, possuímos um sistema que facilita a transferência de arquivos na nuvem.
Então, acesse os dados do Windows Network Drive, SharePoint, NFS, FTP, entre outros. E o melhor: tudo com redução de custos e diminuição de riscos.
Dinamismo e praticidade
O Adentro Cloud aposta em um sistema de armazenamento na nuvem dinâmico, pronto para suprir as necessidades dos diversos tipos de usuários.
Pensando nisso, entregamos confiança, segurança e rapidez. Agimos de acordo com as melhores práticas do setor empresarial para o mercado de TI (Compliance).
Além do mais, procuramos um preço justo, ofertando servidores globais para milhares de clientes, por intermédio de fatores diferenciais, como colaboração fácil e eficiente em arquivos grandes.
Tudo isso garante que nossos clientes tenham seus documentos, mídias e outros dados importantes em uma plataforma segura, guardados a “sete chaves”, onde a confidencialidade vem em 1° lugar.
Ferramenta de colaboração interativa
A Adentro Cloud é uma excelente opção para as equipes de trabalho que desejam aumentar a produtividade.
Contratar nosso software aumenta as chances do negócio ter profissionais mais produtivos e motivados, uma vez que as refações de atividades são quase que extintas, considerando o trabalho conjunto em um mesmo arquivo ao mesmo tempo.
Melhoria da comunicação
Diante da melhora na produtividade, por consequência os custos operacionais são impactados, tendo em vista a parceria da plataforma líder de colaboração de conteúdo.
Conheça os diferenciais de ser Adentro
-
- Data Center: conheça nossa infraestrutura, própria para armazenar seus dados em ambiente seguro.
- Segurança: ganhe um espaço protegido por soluções de firewalls, que asseguram a não-invasão de ameaças de rede.
- Suporte e Consultoria: temos um suporte técnico, com uma consultoria ágil e de ótima qualidade, atendendo 24h, 7 dias da semana.
Conclusão
Esperamos que você tenha entendido sobre como funciona o armazenamento de arquivos na nuvem.
Com certeza, você já conhece algumas das tecnologias descritas no artigo, correto?
Então, depois de aprender um pouco sobre essa ferramenta tecnológica, saiba agora 5 razões para sua empresa preferir o armazenamento na nuvem.