Black Friday: entenda como a computação em nuvem vai escalar os seus negócios

A Black Friday é um fenômeno em vendas. A redução nos preços e as promoções em alguns produtos específicos fazem da Black Friday uma das datas mais esperadas no ano pelos consumidores, alavancando as vendas em praticamente todos os setores de comércio, e a colocando como uma das principais datas comerciais no Brasil. 

 

Mesmo em tempos de desaquecimento no mercado, a Black Friday tem potencial para flertar com os consumidores mais moderados e ser uma excelente válvula de escape para setores comerciais que enfrentam dificuldades nas vendas durante o ano.

 

Neste contexto, o armazenamento de dados da empresa relativo aos produtos e vendas acabam superlotando computadores, e frequentemente é inviável alocar todas estas informações no disco dos computadores da empresa. 

 

Para solucionar este problema, a computação em nuvem é uma excelente ferramenta, segura, de fácil acesso, onde as empresas conseguem alocar seus dados de forma eficiente, organizada, aumentando a produtividade e a agilidade das ações.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem (cloud computing) compreende a oportunidade de executar softwares através da internet, sem precisar instalar programas no computador pessoal. Ou seja, a pessoa pode submeter arquivos de seu computador pessoal e manejá-los em softwares ancorados na internet (na nuvem), para consequentemente obter a organização de seus dados, a hospedagem, a otimização e a construção de resultados cibernéticos a partir de seus dados expostos em planilhas, tabelas, gráficos, animações e muitas outras possibilidades. 

 

Programas pesados que comprometem a performance de computadores, como editores de vídeo, jogos, editores de áudio, entre outros, podem ser acessados diretamente da rede, e executados sem a necessidade de estarem instalados de forma física no computador pelo qual se executa essas ações. A execução de tais funções e a alocação dos dados ocorre inteiramente na rede (nuvem), e não no computador pessoal.

 

Programas que funcionam “nas nuvens”

Bons exemplos deste sistema de nuvem são os sincronizadores de arquivos, como o iCloud, Google Drive e Dropbox, que duplicam no servidor do aplicativo os arquivos movidos para lá. O usuário pode então acessar tais arquivos que alocou no servidor a partir de outros dispositivos com acesso à internet e à conta do sincronizador (iCloud, Google Drive ou Dropbox) no qual alocou tais arquivos. 

 

O Google Maps é um outro exemplo de armazenamento em nuvem. Neste sistema, qualquer pessoa pode traçar trajetos e destinos, navegando de qualquer e para qualquer ponto do planeta a partir de dados “estacionados” na rede.

 

O Mega2 é outra opção para quem deseja enviar arquivos de dispositivos móveis para Android, iPhone ou Blackberry, possuindo também a sincronização para Windows, e futuramente, para Linux e Mac. 

 

O Onedrive (Skydrive) é também uma opção gratuita e garante ao usuário 7GB de espaço inicial para a alocação de arquivos, e o Box4, também gratuito, oferece 10GB de espaço, porém sem opção de extensão (a menos que o usuário migre para versões pagas deste serviço).

 

O Copy é uma versão moderna de softwares que funcionam em nuvem, oferecendo gratuitamente 15GB para os usuários de sistemas Android, Linux, Mac e Windows. Sua interface é uma das mais simples para o manuseio. 

 

Outra interface fácil de “pilotar” é a do sistema Mediafire, que oferece gratuitamente 10GB para o usuário. Assim como outros sistemas, o Mediafire recompensa os usuários com até 32GB de espaço para quem indica mais usuários para esta rede em nuvem.

O sistema Synplicity 9 possui aplicativos para Android, iPhone, Mac e Windows, e oferece 2GB de espaço de armazenamento para seus usuários gratuitamente. A versão web deste sistema é ainda muito pobre em recursos e opções, porém a versão para Android está bem mais trabalhada, oferecendo diversos recursos ao usuário. 

 

Serviços como Hulu e Netflix são também exemplos de sistemas que funcionam via nuvem. Estes sistemas hospedam em servidores virtuais, filmes e séries para transmitir para à TV o serviço de streaming. A Adobe® possui uma versão online e gratuita de um editor de imagens, onde o usuário realiza suas ações online.

 

O escalonamento horizontal, modo pelo qual se adiciona um computador para uma determinada aplicação de software de forma compartilhada, parece ser um caminho definitivo para diversos segmentos empresariais, e até individuais.

 

Mas, afinal: por que o armazenamento em nuvem pode ser tão importante para a Black Friday e a sua empresa?

Estabilidade/aumento da capacidade

Em tempos de Black Friday, o número de acessos nos sites que vendem produtos aumenta exponencialmente. Se os dados dos produtos da sua empresa não estiverem armazenados em nuvem, o alto número de clientes acessando o site pode causar um desagradável congestionamento, bloqueando as informações de seu site ou tornando o acesso ao site extremamente lento. 

 

Essa situação indesejada pode fazer com que muitos clientes percam a paciência e procurem produtos em outros sites, desistindo de adquirir o seu produto. Garantir que seus clientes consigam acesso estável ao seu site e visualizar os seus produtos é uma ótima maneira de aumentar suas chances de vendas, além de tornar a experiência mais agradável e satisfatória aos seus clientes em potencial. Em época de Black Friday, as pessoas costumam visitar diversos sites, e o seu site tem que estar adaptado para suportar tantos acessos e garantir aos clientes a oportunidade de pronto acesso e realizar compras de forma ágil.

 

Portanto, um grande motivo para associar seu e-commerce ao moderno sistema de nuvem, é o aumento na capacidade para o seu site receber visitas, demandas e transações sem que gere o congestionamento do sistema, fato que gera demora no carregamento das páginas quando o cliente busca o acesso, gerando desapontamento e enorme desistência de negócios. O sistema de nuvem permite que a capacidade de processamento de seu site virtual aumente em muitas vezes, e ainda assim quando essa capacidade chega ao seu limite máximo, você tem a possibilidade de contratar uma capacidade ainda maior (evento denominado escalabilidade), e desativá-la quando quiser (por exemplo, logo após datas ou épocas comerciais).

 

 

Inovação

Os aplicativos de nuvem trazem novas possibilidades de interação e engajamento de seus clientes com a sua marca. Para isso, as empresas podem utilizar hotsites, aplicativos e ferramentas de interação para tornar maior a visibilidade de sua marca, fidelizar o cliente com maior clareza e facilidade na hora da compra, e ainda, tornar a experiência no acesso ao seu site extremamente agradável, simples e moderna. Uma experiência boa, simples e com um layout e linguagem atrativa, pode conquistar a preferência do cliente junto à sua marca.

 

 

Interação com os clientes

Durante a experiência da compra, diversos clientes podem ter dúvidas sobre diversos aspectos de seus produtos. Neste sentido, disponibilizar na nuvem um canal em que uma equipe possa clarear as dúvidas dos clientes de forma remota pode ser um fator definitivo para que os clientes se sintam mais seguros para realizarem as compras que desejam. Um feedback em tempo real com o cliente, muitas vezes é o empurrão que faltava para a compra ser efetuada e todos saírem ganhando com este suporte que certamente fará a diferença na experiência do cliente com a sua marca.

 

 

Monitorar o seu site

O seu comércio virtual é um templo que precisa ser contemplado pelo cliente, e por essa razão, necessita estar sob constantes cuidados. A navegação e a experiência do seu cliente na plataforma virtual que ancora seus produtos influenciam fortemente no êxito para a efetivação de compras e conclusão dos negócios. Por isso, a computação em nuvem pode indicar em qual parte do seu site os clientes perdem mais tempo, em qual página os clientes desistem da compra com maior frequência, e assim, identificar quais os pontos do seu e-commerce podem ser otimizados para uma melhor relação do cliente com a sua plataforma virtual de vendas.  

 

 

Inteligência artificial

Com o sistema de nuvem é possível integrar tecnologias modernas que ajudam a extrair informações importantes dos clientes e ajuda quem vende a interpretar melhor a tomada de decisão de quem compra. Ao implementar um sistema de Inteligência Artificial como a Analytics, Big Data, e Machine Learning, o site consegue extrair de forma mais apurada características importantes dos visitantes do site, e traçar com grande eficiência o perfil do potencial comprador. Estas informações são valiosas na hora de conduzir os consumidores a produtos que melhor atendem seus perfis, aumentando consideravelmente o êxito nas transações. 

 

Algumas outras práticas podem ser implementadas simultaneamente à computação em nuvem para otimizar a relação com o cliente, garantindo agilidade e maior comprometimento com o cliente, e assim, aumentando as chances de fidelizar o consumidor. São elas:

 

Armazém inteligente

Fábricas, armazéns e centros de distribuição podem funcionar como sistemas automatizados. Com o aumento nas vendas e a necessidade de um estoque numeroso para atender grandes demandas, a inclusão de sistemas de códigos de barras, sensores e etiquetas de identificação facilitam o gerenciamento dos produtos, a localização e a adequada gestão destes produtos de forma organizada, ágil e padronizada. Neste contexto, alguns softwares foram projetados para otimizar as tarefas no armazém, como o WMS (software de gestão do armazém), o YMS (software de gestão do pátio), o TMS (software de gestão dos transportes), e o OMS (software de gestão do pedido). Estes sistemas comunicam-se com a central e concentram os dados, fornecendo informações da logística dos produtos e contemplando também os clientes destas informações.

O sistema WMS (warehouse management system) capta os dados de recebimento e expedição dos produtos no armazém, fornecendo estas informações à central de dados. Além disso, este software toma decisões automáticas relacionadas ao endereçamento, movimentação de mercadorias, e carregamento, visando a otimização dos recursos do centro de distribuição.

 

O sistema YMS (yard management system) auxilia a otimizar o fluxo no pátio. Este sistema organiza a agenda de recepção e entregas, otimizando o embarque e desembarque e permitindo logísticas diferenciadas quanto à segurança do pátio em situações de maior necessidade. 

 

O sistema OMS (order management system) rastreia as informações relacionadas aos pedidos, como entrada de pedidos, gerenciamento de estoque, atendimento e serviços pós-venda. É através deste sistema que o cliente pode acompanhar o status de seus pedidos.

 

O sistema TMS (transportation management system) integra os dados da gestão dos transportes, fornecendo visibilidade e o controle dos transportes, a manutenção de frota, o controle de paradas, o cálculo do frete e gerindo a documentação exigida. Este sistema organiza a logística da empresa, otimiza a gestão do transporte e distribuição dos produtos, e também oferece a oportunidade para a programação de um maior reforço na segurança em casos de embarque ou desembarque de cargas que necessitam maior atenção ou em horários não muito favoráveis.

 

Gestão do estoque

Fazer o levantamento do estoque para ter ciência da quantidade de produtos em questão a sua empresa possui auxilia na organização, no comprometimento com o cliente e logística de entregas. Nenhum cliente se sente confortável em experimentar longas esperas após a compra de algum produto. Portanto, ter ciência do número exato de produtos no estoque é fundamental para poder projetar para os clientes datas próximas de entrega é uma ótima estratégia de approach e forma de fidelizar os consumidores.

 

 

Nuvem: um caminho iluminado

Nota-se que são muitas as vantagens de possuir no comércio o auxílio da nuvem. A organização, a otimização de recursos, a segurança, o planejamento, o controle de ações, o monitoramento do estoque, produtos, transporte, o armazenamento dos dados, a expansão da capacidade, os módulos interativos e que facilitam o acesso e a interação com os consumidores são ferramentas fantásticas, e imprescindíveis para um mercado cada vez mais competitivo e disputado. 

 

Os clientes buscam agilidade, simplicidade nas compras, atendimentos descomplicados e informações certeiras. Tudo isso é resolvido com bastante eficiência quando se trabalha com o sistema de nuvens, organizando os dados da empresa, a logística, transporte e segurança. 

 

O sistema de nuvem oferece aos consumidores uma grande lista de excelentes opções na hora da compra, desde o acesso facilitado ao site, até a visualização do produto, status dos produtos adquiridos, localização, estimativa de entrega, atendimento pós-vendas e uma série de confortos que quem pretende fazer uma clientela satisfeita e fidelizada, não pode abrir mão!

Posts relacionados