(Disaster recovery) Sem plano de continuidade? O que pode dar errado?

Sem plano de continuidade? O que pode dar errado?

Todo negócio de sucesso pressupõe que foi construído a partir de um bom planejamento e tomadas de decisões inteligentes (como um disaster recovery), certo?

Então, para manter seu negócio de sucesso em pleno o mundo digital é necessário tomar decisões inteligentes também acerca da proteção e armazenamento dos dados e informações de seu negócio / empresa. Isso começa principalmente ao estruturar um plano de disaster recovery para emergências.

Por mais que nos precavemos de acidentes e falhas digitais elas são uma realidade que está à espreita de qualquer negócio e uma medida inteligente é ter um plano de recuperação de desastres (sejam eles técnicos, naturais e físicos).

Para você ter uma ideia da importância dos dados para um negócio é que estudos já foram feitos e mostraram que a perda de dados pode ser a morte de um negócio. Portanto, melhor evitar dores de cabeça e ter um plano de recuperação de desastres bem elaborado.

Ter um plano de recuperação de desastre não quer dizer que algo vá dar errado, mas é bom para se resguardar e tranquilizar caso algo dê realmente errado.

Para te mostrar a necessidade e importância de ter um plano de recuperação de desastres selecionamos alguns cenários em que ter um plano de recuperação de desastre pode salvar seu negócio. Observe!

Erro humano

Todos nós podemos cometer erros, certo? Então na TI o erro humano pode gerar risco para empresas.

Acidentalmente podemos acabar clicando em um anexo de e-mail ou abrindo um link malicioso e acabar sofrendo ataques de vírus e malwares.

Ainda é possível acabar tendo o computador roubado ou haver extravio de dispositivos móveis e ainda acabar apagando algo que tínhamos a intenção de salvar.

 

Falha de hardware

Mesmo que você tenha uma super máquina, é sabido que discos rígidos, servidores, computadores e qualquer tipo de dispositivo tem um tempo de vida. Este tempo pode variar ou até não serem mais disponibilizadas atualizações.

O fato é que o hardware pode e, geralmente, em algum momento pode falhar, muitas vezes dando sinais ou muitas vezes de forma inexplicável, portanto é preciso se resguardar para eventos como esse. É preciso se preparar para o pior.

 

Falha de software

Ocasionalmente os softwares também podem falhar e ocasionar perdas ou corrupção de dados sem aviso algum.

Portanto, é preciso se preparar para ocasiões como essas e ter um plano de segurança disaster recovery nuvem é fundamental para poder recuperar e restaurar seus dados.

 

Desastres naturais

Um plano de segurança disaster recovery nuvem é uma opção assertiva em casos de desastres naturais e condições climáticas extremas.

É praticamente impossível prever quando algum desastre natural poderá acontecer e como ele trará consequências para seu negócio, mas qualquer ambiente físico está sujeito a quedas de energia, inundações, incêndios, etc.

 

Ameaças internas

É possível que alguém de dentro de sua empresa, por se encontrar insatisfeito possa criptografar, excluir, roubar ou corromper de maneira intencional seus dados para prejudicar todo o seu negócio.

Ter um plano de segurança disaster recovery nuvem com backup regulares dos dados irá garantir que todas as informações possam ser recuperadas e restauradas à máquina sem causar prejuízos ao seu negócio.

 

Cibercrime

Ninguém está imune ao cibercrime, seja por vírus, malware etc., portanto, isso vale para sua empresa.

Portanto é preciso ter um plano para a solução de possíveis eventos como esse, ou seja, elaborar um plano de recuperação de falhas que protege seu negócio contra riscos advindo da perda de dados por conta de cibercrime.

Sendo assim, é nesse ínterim que ter um plano de segurança disaster recovery nuvem com backups regulares podem ajudar seu negócio. De forma rápida e eficiente, você consegue recuperar e restaurar seus arquivos sem prejudicar sua empresa.

 

Um plano de segurança disaster recovery nuvem não promove apenas a recuperação de seus dados e informações em casos de eventos e circunstâncias emergenciais. Ele também é uma forma de promover a recuperação e restauração de forma rápida e eficiente.

Mostramos aqui a importância de ter um plano de segurança disaster recovery em nuvem. Não esqueça da importância disso para a consolidação e a tranquilidade da permanência de seus negócios em situações extremas.

Posts relacionados