A grande demanda das empresas em utilizarem sistemas digitais, acaba por fazê-las contratarem provedores de serviços gerenciados, os chamados MSP (sigla em inglês para Managed Service Provider), com o objetivo de ter uma maior segurança e economia nos seus ambientes de TI.
Hoje, nós iremos falar mais sobre o que são esses provedores de serviços gerenciados, quais são as suas vantagens e características.
Entendendo o conceito de MSP
Provedores de Serviços Gerenciados representam um moderno conceito de entrega de serviços em TI. É uma abordagem terceirizada que oferece serviços de qualidade em redes, aplicações e gerenciamento para as empresas, independente dos seus segmentos.
Os Provedores de serviços gerenciados proporcionam muitos benefícios, principalmente para pequenas e médias empresas, que muitas vezes não conseguem investir nessa área ou utilizam modelos convencionais e precisam aumentar suas estruturas.
Desse modo, as corporações podem pôr em destaque os seus core business, ou seja, direcionar seus esforços para atividades mais importantes e ainda contar com tecnologias modernas e serviços de excelência.
Aderindo à tendência da terceirização, as empresas passam a contar com o know how de profissionais especializados para promover segurança, disponibilidade e continuidade para seus processos, sem sobrecarregar sua equipe.
Investir em MSP é investir no futuro da sua empresa
A escolha de uma empresa de serviços de TI é uma das decisões mais importantes que você tomará para o seu negócio. Atualmente, os provedores de serviços gerenciados entregam exatamente os serviços que sua empresa necessita.
Caso seu negócio precise de alguma demanda rápida e, hoje em dia você não possui as habilidades necessárias em sua equipe interna para resolvê-las, terceirizar esse serviço especializado é a solução para esse tipo de problema.
Os provedores de serviços gerenciados permitem as empresas dimensionar suas operações e assim pagar apenas o que precisam. Como resultado, as empresas reduzem seus custos e executam uma operação mais eficiente.
A economia promovida também é percebida na carga administrativa, uma vez que deixa de ser necessária a organização de uma grande quantidade de contratos e demais documentos em decorrência da implementação de um método de gestão dos fornecedores.
A capacidade dos profissionais que trabalham com o MSP em lidar com serviços de informações, integração de empresa a empresa e gerenciamento de cadeia de suprimentos, entre outras funções, em conjunto com as constantes evoluções tecnológicas, tem aumentado consideravelmente a competitividade de mercado e alavancam os investimentos das corporações na área de TI.
Com essa inserção da TI nos negócios por meio de serviços como os de nuvem por exemplo, se torna cada vez mais fundamental buscar organizações aptas a gerenciar infraestruturas de tecnologia da informação e os sistemas de seus usuários nos locais remotos.
Mais controle das operações com o MSP
Os profissionais que trabalham com provedores de serviços gerenciados acabam por assumir funções de longas durações e mais repetitivas dos negócios, deixando os demais colaboradores livres para trabalhar nas outras áreas.
Desta maneira, a divisão de responsabilidades acaba por garantir maior alinhamento e eficiência na execução de tarefas.
O MPS mantém os seus negócios seguros
A proteção das redes é um dos principais serviços que os provedores de serviços gerenciados oferecem, atualizando softwares e estruturas em TI, gerenciando a infraestrutura e garantindo que os sistemas não sejam comprometidos por malwares.
Por isso reforçamos que a especialização do profissional permite que os processos voltados para a segurança sejam mais eficientes, diminuindo os perigos para o cliente.
Estabeleça uma estratégia de precificação
Se tratando do modelo de provedor de serviços gerenciados, a maneira tradicional de precificação é cobrar um valor fixo por pacote de ações ou ações isoladas, aplicando o formato de assinatura mensal. Dessa forma, o cliente investe no serviço pelo período desejado ou estabelecido em contrato.
Esse caminho é vantajoso para o MSP, já que gera uma receita recorrente e seguro para o cliente, pois contrata um serviço de proteção para os dados do seu negócio.
Defina uma boa estrutura em nuvem para o seu ambiente de trabalho
Seja no sistema home office, coworking ou escritório próprio, você precisa dedicar algum tempo para criar o espaço físico de trabalho adequado.
Montar e configurar a parte de hardware, linha telefônica e possivelmente uma infraestrutura baseada em nuvem são ações importantes para dar suporte para o seu negócio.
Os provedores de serviços gerenciados em nuvem disponibilizam planos e funcionalidades que se adaptam às necessidades de empresas em expansão.
Entretanto, em casos de quedas de demanda, as empresas podem solicitar o down-scale dessa estrutura.
Para finalizar esse artigo, queremos reforçar a importância de uma empresa em investir nos serviços de MSP, uma vez que ele reduz os custos das empresas com estrutura de TI, ao mesmo tempo que possibilita um ótimo desempenho e monitoramento preventivo contra ataques e riscos.
Gostou desse texto ou ficou com alguma dúvida?
Nos envie uma mensagem abaixo para podermos conversar, ficaremos felizes em responder você!