Estratégia de custos para cloud computing

Hoje em dia, adotar uma estratégia de custos para cloud computing é fundamental, haja vista o aumento do preço desse serviço frente a demanda cada vez maior.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos dicas para que você possa gerenciar os custos com nuvem de maneira eficaz, mantendo-os dentro de patamares adequados à saúde financeira do seu negócio. Confira!

 

Estratégia de custos para cloud computing: planejar é necessário

Muito tem se falado sobre os benefícios propiciados pela cloud computing. Esses comentários têm levado um número cada vez maior de empresas a investir em nuvem.

A maioria das organizações decidem migrar suas estruturas para cloud com o intuito de reduzir seus custos com TI. Contudo, essa economia não vem de forma automática, bastando às empresas fazer a migração.

Para usufruir de todas as vantagens da cloud, é necessário fazer um planejamento que considere o custo-benefício da migração.

E isso somente será possível com o devido mapeamento dos recursos a serem implementados, tendo em vista as demandas organizacionais.

Dessa forma, pode-se contratar serviços sob medida, evitando gastos com recursos desnecessários.

 

Otimizando o uso da nuvem

Também é preciso que você tenha em mente que fazer um bom gerenciamento de custos de cloud não significa adquirir planos mais baratos ou reduzir os investimentos necessários à manutenção da TI.

Em outras palavras, gerenciar custos não implica ter que reduzir a infraestrutura de TI necessária ao bom andamento das atividades de uma empresa.

“Na realidade, esse gerenciamento deve partir de uma análise criteriosa do uso das diversas tecnologias de cloud empregadas, verificando sua utilidade real.”

Ou seja, deve-se procurar otimizar ao máximo o uso da nuvem, o que significa adotar planos e funcionalidades que mais se integram ao dia a dia das organizações.

Evidentemente, caso as análises verifiquem que uma empresa utiliza planos com muito mais capacidade do que a necessária, um down-scale de estrutura é recomendado.

Nesse caso, pode-se adotar um plano mais adequado ao consumo da empresa, o que pode trazer uma redução significativa dos custos com cloud.

 

Invista em auditorias para obter a redução de custos com cloud computing

Também é recomendado que as empresas invistam em auditorias para verificar como anda a utilização não somente dos ambientes de TI em nuvem, mas, também, de outros recursos, tais como:

  • CPU’s;
  • Endereços de IP;
  • Balanceadores de carga.

A ideia é verificar se há subutilização desses recursos para ativá-los ao máximo. Dessa forma, é possível tanto otimizar o uso da estrutura de TI como reduzir a capacidade contratada de serviços em cloud computing.

Ademais, uma auditoria pode verificar a possibilidade de migração total das cargas de trabalho para a nuvem, caso esse procedimento tenha um custo-benefício melhor do que a ativação máxima de recursos já disponíveis nas empresas.

Não se deve esquecer que as auditorias também podem analisar se há capacidade ociosa na estrutura de TI em cloud.

Em resumo, investir nesse serviço pode fazer a diferença na gestão de custos em nuvem.

 

Utilize ferramentas para monitorar os custos com cloud computing

Atualmente, existem algumas ferramentas que possibilitam o controle de custos com os recursos de TI em cloud. A seguir, mostramos algumas funcionalidades dessas ferramentas. Veja!

Relatórios

Ao investir em ferramentas de controle de custos de cloud, você poderá produzir relatórios com informações detalhadas acerca do uso de funcionalidades diversas, dentro de determinados períodos de tempo.

Com isso, é possível analisar aumentos ou quedas no uso de determinada função mês a mês ou semanalmente.

Alertas de custos

Outra funcionalidade dessas ferramentas são os alertas de custos, que são disparados sempre que a utilização da estrutura de cloud computing ultrapassa um patamar estabelecido previamente.

Gráficos detalhados

A maioria das ferramentas de monitoramento de cloud possibilitam a visualização de gráficos que indicam a frequência de uso de cada funcionalidade do pacote contratado.

 

A importância de mudanças na cultura organizacional na gestão estratégia de custos em TI

As dicas que mencionamos nos tópicos anteriores somente serão efetivas se a cultura organizacional for devidamente alinhada ao uso consciente dos recursos de TI em cloud.

De fato, desde o momento em que é feita a migração da estrutura, as equipes devem estar cientes da importância do uso otimizado da nuvem.

Para isso, faz-se necessária uma campanha intensa, envolvendo uma orientação constante no sentido de mostrar para os colaboradores que a utilização consciente da cloud é um dever de todos.

Deve-se mostrar, também, como esse uso contribui para o alcance de metas da empresa.

 

Reduza seus custos otimizando o uso da nuvem!

Como você mesmo pôde perceber, reduzir gastos com sua estrutura de TI em nuvem não significa ter que diminuir a utilização de funcionalidades e recursos.

Na verdade, é justamente o contrário! Uma estratégia de custos em cloud computing deve focar na otimização do uso da nuvem, de maneira propiciar o uso inteligente dos recursos que realmente são necessários em contextos específicos.

 

E você, como tem feito a gestão de custos de sua estrutura de cloud computing? Comente!

 

Posts relacionados