15 benefícios de migrar para o cloud computing

15 benefícios de migrar para o cloud computing

 

O cloud computing, comumente conhecido por computação em nuvem, é uma tecnologia de última geração utilizada para armazenar e fazer a hospedagem de arquivos e soluções através da internet. Por trazer diversas vantagens, os gestores têm procurado migrar para o cloud computing visando conquistar os benefícios dessa inovação.

Então, se você quer saber o que a sua instituição ganha como vantagem ao migrar para o armazenamento web, leia este artigo e saiba 15 benefícios de usar essa ferramenta nos negócios.

 

Conceito de cloud computing

O cloud computing pode ser definido como a capacidade de armazenar serviços e soluções em servidores remotos e altamente potentes, modificando o TI da empresa, transformando-o de produto em serviço. Assim, a internet e conectividade assumem papel de destaque nesse novo esquema de trabalho.

Dessa maneira, o hardware pode ser melhor aproveitado, já que a parte mais “complicada” do armazenamento fica na nuvem. Logo, com uma conexão de internet estável e eficiente é possível obter um melhor desempenho da equipe e das ferramentas do negócio.

Os benefícios de migrar para o cloud computing

Se você ainda está em dúvida se deve ou não migrar seus servidores para a computação em nuvem, fique tranquilo, pois isso é completamente normal, ainda mais se você não souber das vantagens que essa solução apresenta.

Por outro lado, ao conhecer cada um dos benefícios, não demora muito para o empreendedor tomar a sua decisão e acionar o departamento de TI para essa mudança. Além de que, a nuvem não é nada assustador, dado que a utilizamos todos os dias.

Seja para acessar músicas nos aplicativos, assistir a seriados ou filmes nos streamings, editar documentos online ou para responder e-mails, em todos os casos você está usando a cloud.

Sendo assim, o que falta é apenas uma melhor explicação dos principais benefícios que a sua empresa terá ao migrar para o cloud computing, e é justamente disso que trataremos nos próximos tópicos. Acompanhe!

1. Acessibilidade

Uma vez que os dados e informações estão armazenados em um data center, fica muito fácil e rápido acessá-los a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Basta que o usuário tenha uma conexão de internet, login e senha para abrir todos os recursos necessários para desenvolver o seu trabalho, da mesma forma como se estivesse no escritório.

Desse modo, podemos entender o quanto a acessibilidade propiciada pelo cloud é benéfica para o dia a dia moderno, onde a comunicação virtual e o trabalho home office ganham cada vez mais adeptos.

2. Segurança

Muitos gestores ainda possuem receio de migrar os dados para o cloud, acreditando que não é seguro ficar sem os documentos importantes fora do domínio físico. Talvez eles não saibam que a chance de perda de arquivos na nuvem é quase nula.

A computação em nuvem segue rigorosos padrões de segurança, tanto física como o de apoio de técnicos de TI especializados, que monitoram as aplicações da tecnologia, realizando backups constantes, garantindo que arquivos não sejam danificados ou perdidos.

3. Redução de custos

Esse benefício parece de longe ser o mais vantajoso e procurado pelas empresas, e não é por menos, pois com a cloud, realmente dá para possuir total controle dos custos do armazenamento virtual.

Despesas com operações e pacote de serviços podem ser rapidamente acessados, além do fato de que é possível flexibilizar as soluções, optando por mais recursos em um período e o outro não, tudo simples e sem complicação.

Por fim, até mesmo os gastos com energia elétrica têm chance de redução de até 87%, conforme aponta estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

4. Foco na gestão do negócio

Com a infraestrutura em nuvem, tanto os empresários como os profissionais de TI não precisam mais ter dor de cabeça com inúmeros assuntos relacionados a atualização de softwares, segurança dos dados, backups etc.

Dessa forma, é bem possível que o Retorno sobre o Investimento (ROI) seja alcançado mais rapidamente, uma vez que a empresa contrate uma solução de cloud computing.

Assim, com o foco direcionado ao negócio em si e menos para as questões técnicas, cada setor pode concentrar sua atenção nas prioridades que seus departamentos exigem, possibilitando, desse modo, que as chances de sucesso da instituição aumentem.

5. Economia de espaço

Essa é uma vantagem interessante e que as vezes passa despercebida. Mas, isso não tira seu mérito. Afinal de contas, como a maioria dos dados são armazenados na “nuvem”, sobra mais espaço de armazenamento no hardware físico.

Logo, dá para aproveitar melhor os recursos do hardware, considerando que tudo fica armazenado online.

6. Aumento da produtividade da equipe 

Graças à agilidade e facilidade dos processos, a produtividade dos colaboradores é afetada de forma positiva  pela utilização do cloud. O rápido compartilhamento dos dados por si só já consegue explicar o impacto de usar esse recurso no negócio.

Em outras palavras, devido a atualizações constantes, quando um funcionário termina uma atividade, o outro responsável já pode acessá-la prontamente.

Além do mais, como as informações podem ser abertas de qualquer localização, dia ou horário, os usuários do serviço em nuvem podem adiantar trabalhos e garantir a entrega de relatório antes do prazo, por exemplo.

7. Crescimento da competitividade

Ao inserir a cloud computing na rotina empresarial, o estabelecimento aumenta a sua competitividade perante o mercado. 

A explicação é simples: devido o fácil acesso aos dados, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas, que contribuem para o êxito da companhia no seu setor de atuação.

Ademais, o relacionamento com o cliente também ganha vantagens, dado que a computação em nuvem possibilita o acesso a recursos específicos para esse objetivo, como o Enterprise Resource Planning (ERP) e o Customer Relationship Management (CRM).

Inclusive, essa tecnologia dá liberdade para lidar com uma alta demanda de dados, que podem ser usados em um futura análise preditiva, o que permite estar a um passo dos concorrentes.

8. Disponibilidade elevada

A alta disponibilidade é outro grande benefício do cloud computing. Esse aspecto permite que o ambiente virtual estará disponível para o acesso dos usuários em quase 100% do tempo. 

Para atingir essa disponibilidade elevada é preciso um investimento gigante em infraestrutura, de forma a assegurar a abundância de todo o ambiente da nuvem.

Só que a boa notícia, é que os fornecedores que ofertam os serviços em cloud computing mantêm os dados seguros no data center em nuvem e com estrutura suficiente para abarcar as demandas de qualquer negócio.

Logo, se existir alguma instabilidade ou indisponibilidade do sistema, imediatamente há outro data center em outro local para executar essas atividades.

9. Melhores práticas de gestão

Provedores de cloud eficazes são aqueles que trabalham com os métodos e práticas já conhecidas e altamente usadas no mercado nacional e internacional. 

Ou seja, ao migrar para a nuvem, você terá certeza disso ao notar as certificações e reconhecimentos dos fornecedores das soluções de cloud computing, o que só vem atestar a sua qualidade e eficiência.

10. Equipes capacitadas

A maioria das novas práticas de mercado exige que as empresas invistam pesado na capacitação de seus funcionários, de modo que eles executem todo o trabalho corretamente. Isso gera aumento de custos, retrabalhos e atrasos nas entregas. 

Já o contrário acontece com um provedor a base de cloud, já que o próprio fornecedor se encarrega de fornecer o treinamento necessário para os colaboradores.

Com um time de especialistas em segurança da informação em nuvem, a empresa garante resultados mais ágeis sem ter que pagar a mais por isso.  

11. Capacidade técnica garantida

Para assegurar a segurança dos dados é necessário trabalhar com os melhores recursos, ferramentas e servidores com esquema de criptografia.

Assim sendo, bons provedores de cloud computing asseguram que o gestor se prepare com antecedência, conseguindo evitar a perda de dados com muito mais perspicácia do que a maior parte das instituições consegue fazer internamente. 

12. Otimização dos processos

A cloud computing também oferece enormes vantagens aos processos corporativos. Tanto é que se levarmos em conta que, por meio da nuvem a organização consegue implantar serviços e soluções, a parte tecnológica ganha flexibilidade, rapidez e ainda tem os custos diminuídos.

Também pelo cloud, a parte da centralização, processamento e compartilhamento de arquivos é favorecida, já que o setor de TI fica mais produtivo. 

Como exemplo, temos os aplicativos e arquivos que não precisam de instalação no computador, o que torna o compartilhamento desses dados muito mais simples e prático.

Tendo tudo isso em vista, temos um ambiente ideal para que a área de TI tenha os ajustes e otimizações necessárias para o bom funcionamento dos processos. Dessa maneira, com a facilidade de inserir métodos de gerenciamento e prática administrativa, a parte operacional da companhia tende a melhorar.

13. Gestão financeira eficiente

Entre as razões para considerar a cloud uma importante aliada no crescimento do negócio está a sua ajuda na gestão financeira. 

Isso porque a infraestrutura dos servidores em nuvem proporciona um ambiente de TI simplificado, além de ser um recurso tecnológico flexibilizador. Assim, a tomada de decisões estratégicas tem mais um ponto positivo ao contar com o auxílio dos serviços de cloud computing.

Uma gestão financeira firmada em ferramentas na nuvem possibilita mais agilidade nas negociações, mais mobilidade e acesso a sistemas mais modernos e equipados.

Por intermédio de uma logística virtualizada, o departamento de finanças tem acesso a todos os setores da organização, que podem ser cruzados e analisados de diferentes ângulos. Para completar, não podemos esquecer da velocidade do upgrade ofertada pelo provedor.

Diante de tudo que vimos, a controladoria financeira tem muito a lucrar com a implementação do cloud, afinal, não é toda ferramenta que, sozinha, garante uma melhor precisão, previsibilidade e segurança dos dados.

14. Fácil integração e mobilidade

Um dos grandes diferenciais do cloud fica por conta da consistência operacional e agilidade dos processos. Afinal, não é somente de benefícios técnicos que o usuário do cloud pode usufruir.

Isso quer dizer que, com uma solução em nuvem, a companhia pode coletar, armazenar, investigar, tomar decisões mais acertadas para o empreendimento a partir dos dados gerados pela ferramenta.

Assim, se antes essas informações eram deixadas de lado pelo data center convencional, agora, com o aparato da nuvem, elas serão utilizadas corretamente, o que contribui bastante para alinhar a instituição para as novidades da transformação digital.

Portanto, é por meio da integração e mobilidade que a sua empresa ganha um novo player no mercado, o qual se importa com as atualizações tecnológicas e que, principalmente, está preocupada com a experiência do cliente final.

15. Escalabilidade e elasticidade

Como os serviços contratados no cloud são fornecidos sob demanda, a empresa pode avaliar sua necessidade para um dado mês e contratar apenas o que for necessário para aquele período.

Ao mesmo tempo, caso precise reduzir ou aumentar os recursos adquiridos, também é fácil requerer essa alteração por meio do painel de controle.

Igualmente, em outras situações pode acontecer algo parecido, como na Black Friday, um evento que costuma demandar uma alta gama de ferramentas e recursos.

Assim, independente da situação atual, o negócio tem a oportunidade de redimensionar automaticamente a demanda, voltando sem problemas ao formato original/padrão sem maiores problemas.

Portanto, através de um ambiente escalável e elástico, o cloud está preparado para atender as urgências da empresa, conseguindo ser uma solução eficaz durante qualquer fase do empreendimento.

Conclusão

No texto de hoje, você conferiu 15 benefícios de migrar para o cloud computing. Esperamos que você tenha entendido o quanto as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa importante ferramenta tecnológica.

Mais que isso, ressaltamos que essa opção acessível, moderna e eficiente não é uma coisa apenas para grandes marcas. 

Afinal, como pudemos ver, se tem uma coisa que o cloud computing tem de mais vantajoso é sua capacidade de ser escalável e compatível com o tamanho e necessidade do seu negócio.

Portanto, chegou a hora da sua companhia reduzir custos e garantir resultados incríveis. Então, aproveite as vantagens da computação em nuvem e conheça na prática o que ela pode oferecer ao seu empreendimento.  

 

E falando sobre vantagens para a empresa, nós falamos nesse artigo sobre a escalabilidade, que é um dos benefícios que as organizações adquirem ao optar pela cloud computing. 

Então, se você entender melhor sobre esse conceito aplicado à nuvem, acesse já o artigo sobre os 5 benefícios da escalabilidade no cloud computing. Boa leitura e até a próxima!

Posts relacionados