Segurança: hacker na mira do seu ERP, como se proteger?

Segurança ERP

O ERP, software de planejamento e de recursos empresariais é uma plataforma que atrai cibercriminosos de todas as maneiras, pois ela integra muitos sistemas no qual hackers podem obter acessos a muitos departamentos, como projetos de fabricação, finanças e dados privados – quebrando a segurança de seu negócio.

Os criminosos estudam detalhadamente maneiras específicas de como otimizar ataques, vulnerabilidades e diminuírem a segurança ERP. Em 2018 nos EUA, o governo emitiu obrigatoriamente um aviso sobre esses possíveis ataques, para as empresas começarem a otimizar sua segurança.

Se você quer seguir o mesmo caminho de proteger o seu sistema integrado de gestão empresarial e deixar os hackers longe do seu ERP web, acompanhe o texto e saiba como fazer este trabalho.

 

Segurança ERP e sua importância

A segurança em ERP é necessária em todos os sentidos, e deve já existir, antes de qualquer aviso sobre ataques hackers, pois o sistema de gestão integrado empresarial possui todos os dados e informações de seu negócio.

Seja um ERP web local ou em cloud, ele é a base de uma empresa e proporciona o funcionamento de todas as áreas e permite a comunicação entre elas de forma ágil e organizada, além de guardar todas as informações confidenciais.

Ou seja, é necessário que a segurança seja sempre redobrada e que sua equipe de TI se mantenha sempre atenta a atualizações, boas práticas de tecnologia e modos de cuidar dos dados essenciais.

 

Como aumentar a minha segurança ERP?

Os hackers não escolhem somente empresas específicas, mas todas que possuem uma proteção fraca e que esteja mais vulnerável no sistema. Desse modo, comete crimes, sequestra e rouba informações valiosas.

O que fazer para evitar isso? Há alguns passos que podem ser seguidos, como:

  • Restringir o acesso do sistema ERP
  • Fortalecer integrações inseguras
  • Instalar as atualizações de software
  • Modificar senhas

Para que possa aplicar com aptidão cada um desses passos, confira a seguir como segui-los e mantê-los corretamente.

 

Restringir o acesso do sistema ERP

 

Um estudo indicou que há milhares de implantações inseguras de ERP em relação a componentes técnicos, que são expostos para o universo hacker. Assim, para combatê-los é necessário utilizar uma ferramenta na qual eles podem se basear também, que é a Google Dorks.

Essa é uma maneira de manipular mecanismos de pesquisas e encontrar informações ocultas em um website. Especialistas em TI identificaram esses aplicativos relacionados ao ERP web, e agora é possível utilizá-los para identificar suas próprias vulnerabilidades e executar planejamentos de segurança.

 

Fortalecer integrações inseguras

O ERP é um programa que integra muitas plataformas em um sistema unificado, e com isso, a segurança dele pode se tornar crítica se não houver cuidado este quesito, como por exemplo mapeamento rotineiro de interfaces, API’s e todo os aplicativos ativos, além de criptografia.

Inclua links entre os sistemas, desenvolva garantia de qualidade e articule pontos entre todos os estágios de produção, seu início até o fim. O manuseio incorreto do aplicativo pode deixá-lo suscetível a falhas, então fique atento.

 

Instalar atualizações de software

“Confie nas atualizações de seus fornecedores de software e as utilize sempre que puder”

O fornecedor do software que você utiliza é o que mais conhece os problemas de segurança da plataforma, então, quando ele identifica falhas, logo proporciona atualizações no aplicativo, para otimizá-lo.

Então, para continuar com sua segurança em ERP, siga as instruções sempre que forem necessárias o mais rápido possível, para que seu sistema dispense qualquer ataque e vulnerabilidade.

 

Modificar senhas

Uma senha forte é uma das melhores defesas contra acesso não autorizado. Isso pode parecer óbvio, mas os ataques cibernéticos ainda ocorrem com frequência devido à falta de higiene das senhas.

Não caia neste erro que pode ser resolvido com simples feitos e mudanças. Procure sua equipe de TI e faça um planejamento relacionado a essas mudanças.

 

Conclusão

Manter-se atualizado sobre problemas conhecidos de segurança do ERP web é uma necessidade, para que não haja nenhuma invasão complicações e problemas futuros em sua empresa.

Confie na segurança ERP e deixe-a sempre atualizada, seguindo tudo o que for necessário, tanto aplicado por sua equipe quanto pelo gerenciador do sistema.

Posts relacionados