SaaS?
Você sabe o que é SaaS? Se não, saiba que essa tecnologia tem propiciado a diversas empresas a redução de custos com licenças de software e a possibilidade de customizar serviços de acordo com necessidades específicas.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é esse conceito e como você pode adotá-lo em sua empresa. Confira?
Explicando o que é SaaS
SaaS, é uma sigla que remete à expressão “Software as a Service”, que pode ser traduzida como “software como serviço”.
Ou seja, trata-se de uma forma de oferecer o acesso a programas e aplicações por meio da web, em nuvem.
Para que você entenda melhor esse conceito, podemos dizer que o acesso a e-mails e ferramentas online do Office são exemplos de SaaS, na medida que permitem o acesso do usuário sem a instalação de softwares.
Dito de outro modo, o uso de aplicativos SaaS ou de programas na nuvem tornam desnecessárias as licenças para uso.
Para acessar os softwares em nuvem, basta que os usuários “aluguem” a utilização do serviço.
Nesse caso, é o fornecedor da solução que disponibiliza o acesso ao sistema, assim como as atualizações e renovações dos contratos.
Ademais, toda a infraestrutura de data center necessária ao funcionamento das aplicações é mantida pela empresa de SaaS.
Em outras palavras, as soluções de software como serviço já se encontram prontas para útil, sendo a disponibilidade imediata.
Mas, afinal, quais são exatamente os benefícios que esse tipo de serviço pode propiciar às empresas? Falaremos sobre isso no próximo tópico. Acompanhe!
Os benefícios do SaaS para empresas
Redução de custos
Conforme já mencionamos, ao optarem por SaaS, as empresas evitam gastos com licenças de uso de programas e com a manutenção da infraestrutura necessária para manter o funcionamento da aplicação.
Portabilidade
Os softwares como serviço podem acessados de qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo. Basta que o usuário tenha acesso à internet.
Por meio dessa tecnologia, os funcionários de uma empresa podem trabalhar remotamente.
Escalabilidade
As plataformas baseadas em cloud computing podem se adequar perfeitamente às necessidades do seu negócio.
Isso significa dizer que você pode solicitar pacotes com mais serviços e maior capacidade operacional em casos de aumento na demanda.
Mais segurança
As soluções de SaaS possibilitam uma maior segurança e tranquilidade em relação ao armazenamento de dados.
De fato, com essa tecnologia, as empresas podem guardar informações em serviços confiáveis sem precisar se preocupar com backups ou com a garantia da integridade dos dados armazenados.
Atualizações automáticas e constantes
Um dos fatores que fazem com os serviços de SaaS sejam uma das tendências para o cloud computing são as atualizações constantes realizadas pelas empresas que fornecem esse serviço.
Isso significa dizer, também, que as empresas que adotam essa solução não precisam se preocupar com esse procedimento. Essa preocupação deve ser do provedor do serviço.
Como utilizar SaaS na sua empresa?
Agora que você já sabe o que é SaaS e quais são os benefícios que ele pode propiciar, podemos explicar como ele pode ser usado na sua empresa da melhor forma. Veja!
Faça integrações
A maioria das soluções SaaS pode ser integrada a outros sistemas da empresa, incrementando plataformas com outros recursos. Isso é possível por meio das API’s.
SaaS para o RH
Atualmente, há diversas empresas que oferecem softwares para gerenciamento das diversas demandas de RH, como a gestão de ausências, o desenvolvimento de quadros de horários e a configuração de formulários para avaliações.
SaaS para o financeiro
Os departamentos financeiros das empresas ganham mais agilidade com a utilização de softwares em nuvem. Com eles, é possível gerar relatórios de fluxo de caixa e, ainda, acompanhar as datas das contas a pagar.
SaaS para gestores
Aplicações SaaS específicas permitem a geração de formulários com base em métricas de desempenho, o que facilita a gestão das equipes e do negócio.
CRM SaaS
O CRM oferecido como SaaS possibilita um gerenciamento completo de todas as informações sobre os clientes de um negócio. Com isso, você poderá ter insights para melhorar seu negócio e identificar possíveis gargalos.
Quanto custa implementar SaaS?
Geralmente, os custos para a implementação de SaaS em empresas dependem dos pacotes de serviços contratados por elas.
Ou seja, os custos podem variar de empresa para empresa. Em todo caso, vale dizer que o custo-benefício dos softwares oferecidos como serviço é muito bom.
Isso porque as empresas de SaaS ficam responsáveis por uma grande quantidade de demandas, reduzindo muitos custos e a necessidade de mobilização de mão de obra em torno do uso de softwares.
SaaS: disponibilidade imediata com redução de custos para sua empresa!
Como você mesmo pôde perceber, adotar uma solução SaaS pode reduzir consideravelmente seus custos com softwares e, ainda, possibilitar o acesso imediato a aplicações personalizadas e integráveis.
Por isso, é muito importante que você procura saber o que é SaaS e como esse serviço pode ser utilizado pela sua empresa da melhor maneira.
E você, já utiliza algum software em nuvem na sua empresa? Que vantagens essa ferramenta trouxe para você? Comente!