O que é PaaS?

O que é PaaS?

 

Se você desenvolve ou cria aplicações e softwares e não sabe o que é PaaS, então deveria ler com muito cuidado o que temos a dizer nesse artigo. Isso porque essa tecnologia pode ser um divisor de águas agilizar muito seu trabalho.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos em mais detalhes no que consiste e como funciona a tecnologia PaaS. Confira!

 

 

Explicando o que é PaaS

Afinal, o que quer dizer PaaS? Essa sigla remete à expressão “Platform as a Service”, ou Plataforma como Serviço.

“Em linhas gerais, esse serviço consiste no fornecimento de um ambiente de TI que permita a integração, a criação, o gerenciamento e implementação de aplicativos e softwares na internet sem a necessidade de configurar uma estrutura.”

Entre os pontos de uma estrutura necessária ao desenvolvimento de aplicações web fornecidos por uma PaaS, temos:

  • Sistemas operacionais;
  • Soluções de segurança, como firewalls;
  • Ferramentas de desenvolvimento de apps;

Os componentes de middleware, infraestrutura e programação fornecidos pela PaaS possibilitam o desenvolvimento contínuo de aplicações, como a criação de novos recursos.

É possível, por exemplo, implementar novas tecnologias nos softwares, como o uso de chatbots e blockchain.

Com isso, os usuários dos serviços de PaaS podem concentrar seus esforços no desenvolvimento e nos testes das soluções que desenvolvem.

De fato, as plataformas como serviço disponibilizam um suporte completo durante todo o ciclo de vida de um app web, desde a as etapas de teste até a implantação da solução e suas atualizações.

Por isso, a utilização dos serviços de PaaS é muito indicada para desenvolvedores e administradores de TI.

 

Como funciona o PaaS?

Para exemplificar o modo de funcionamento de uma plataforma como serviço, podemos nos valer do procedimento utilizado para a instalação de um sistema operacional.

Essa instalação deve ser feita seguindo diversas etapas e pode demorar. Ademais, você precisa ter as mídias físicas e comprar a licença para uso.

A utilização de drivers e a aplicação de diversas configurações tornam ainda mais complexo esse procedimento.

Com a utilização de um serviço de PaaS, você pode evitar ter que passar por todo esse processo.

De fato, as empresas que prestam esse serviço já entregam o ambiente de teste e desenvolvimento pronto para a utilização.

Os usuários precisam apenas acessá-lo com seus dados de login e focar na criação, teste e gerenciamento da aplicação.

No ambiente de uma plataforma disponibilizada em nuvem, um cliente pode ter acesso a funcionalidades e ferramentas previstas no pacote de serviços contratados.

Contudo, os serviços de PaaS também permitem que os clientes contratem funcionalidades extras para atender a novas demandas.

Ou seja, você poderá personalizar sua experiência, de maneira a ter tudo aquilo que precisa para desenvolver as melhores aplicações para seu negócio.

No tópico a seguir, falamos sobre mais benefícios que podem ser propiciados pelas plataformas em nuvem. Veja!

 

Os principais benefícios do Paas

Redução de gastos

Como a maioria das tendências para cloud computing, as plataformas em nuvem proporcionam uma considerável redução de gastos.

Além de evitar gastos com infraestrutura subjacente, como manutenção de servidores e compra de hardware, os serviços de PaaS diminuem a necessidade de mão de obra.

Diminuição das tarefas de TI

A adoção de uma solução de PaaS também desafoga as rotinas dos departamentos de TI, especialmente dos gestores. De fato, é esse profissional que costuma ficar responsável pela manutenção da infraestrutura dos sistemas.

Com as plataformas como serviço, todo o suporte, atualizações e demais demandas relacionadas à TI ficam sob responsabilidade das empresas que disponibilizam esse serviço.

Maior integração

“As plataformas em cloud propiciam uma série de recursos integrados em um único local, permitindo um melhor controle durante todo o ciclo de vida de uma aplicação.”

De fato, entre as funcionalidades integradas a esse serviço, podemos mencionar as ferramentas de business intelligence, testes e validação.

Mais praticidade e acessibilidade

Conforme já mencionamos, ao contratar uma PaaS, você poderá ter acesso rápido a um ambiente completo, sem a necessidade de esperar pela instalação de softwares e hardwares específicos.

Ademais, a utilização de uma solução PaaS permite que todos os membros de uma equipe de desenvolvedores tenham acesso simultâneo à plataforma, o que tende a tornar o processo de desenvolvimento de uma aplicação muito mais rápido.

Mais mobilidade

Sendo uma solução em nuvem, a tecnologia PaaS possibilita o acesso às plataformas de desenvolvimento de qualquer lugar.

Desse modo, você pode adotar o modelo home office para seus colaboradores, permitindo uma maior flexibilidade nas operações da empresa.

 

 

PaaS: mais tempo para você e sua equipe focarem no que mais importa!

Assim, as plataformas em nuvem possibilitam muito mais praticidade, o que tende a refletir no desempenho das equipes de TI e nos resultados obtidos pelos desenvolvedores.

Por isso é tão importante saber o que é PaaS! De fato, essa solução de cloud é uma tendência para um futuro bem próximo. Antecipe-se!

 

E você, já conhecia as plataformas em nuvem? O que acha das vantagens dessa solução! Comente!

Posts relacionados