17 ferramentas para rastrear vulnerabilidades em seu ambiente

17 ferramentas para rastrear vulnerabilidades em seu ambiente

 

Brechas de segurança nos aplicativos, em sistemas operacionais, … Há muito espaço para explorar vulnerabilidades em sites e hackers estão sempre atentos. Por isso, você deve ter ferramentas para rastrear vulnerabilidades.

Vulnerabilidades dentro de uma rede precisam ser identificadas e corrigidas imediatamente – e constantemente. Um verificador de vulnerabilidade deve estar apto a reconhecer novas brechas que hackers podem se aproveitar.

Ou seja, é necessário que você conte com as melhores ferramentas para rastrear vulnerabilidades. Confira agora como fazer um teste de vulnerabilidade online!

 

 

Ferramentas para rastrear vulnerabilidades: Como fazer um teste de invasão?

“Se você busca a confidencialidade, integridade e a avaliabilidade do seu sistema, você precisa antes testar. Melhor, precisa hackear ele.

Explorar vulnerabilidades dos sites é um processo sistemático para busca de brechas de segurança em qualquer sistema. Usando de técnicas para identificar vulnerabilidades, pode-se descobrir brechas em sistemas na nuvem, na rede, em bancos de dados, etc.

Por meio de testes, é possível manter a segurança online contra ciberataques . Confira agora 17 ferramentas para rastrear vulnerabilidades!

 

1. Nikto2

Nikto2 se trata de um verificador de vulnerabilidade com código aberto, que foca na vulnerabilidade de um site. Ele é capaz de encontrar cerca de 6700 arquivos perigosos e também alerta sobre problemas de configuração do servidor.

Contudo, não oferece contramedidas para vulnerabilidades encontradas, nem recursos de avaliação de risco. Apesar disso, é um dos mais completos e atualizados ao explorar vulnerabilidades em sites.

 

2. OpenVAS

Por sua natureza abrangente, OpenVAS é um scanner de vulnerabilidade online muito usado pelo TI para verificar servidores e dispositivos de rede. Ele procura por endereços IP e verifica qualquer serviço aberto, fazendo:

  • Verificação de portas abertas e de configurações incorretas;
  • Verificação de vulnerabilidade nas instalações existentes.

3. Netsparker

Netsparker é outro verificador de vulnerabilidades para aplicativos web que conta com recurso de automação. Sua vantagem é sua velocidade, sendo capaz de rastrear milhares de aplicativos web em poucas horas.

Depois descreve e sugere técnicas de mitigação para as vulnerabilidades encontradas.

 

4. W3AF

Se busca uma ferramenta gratuita e de código aberto, existe o Web Aplication Attack and Framework, ou W3AF. Se trata de outro scanner de vulnerabilidade para aplicativos web, mas que cria uma estrutura que ajuda a proteger o aplicativo.

É uma ferramenta muito usada para explorar vulnerabilidade dos sites e possui uma coleção ampla delas para explorar.

 

5. Arachni

Mais uma opção para vulnerabilidade de um site, o Arachni cobre uma extensa lista de vulnerabilidades, sendo atualizado constantemente. Oferece recursos para avaliação de risco, assim como dicas e contramedidas.

 

6. Wireshark

Considerado um dos mais poderosos scanners de protocolo de rede do mercado, o Wireshark é usado por agências governamentais, empresas, indústrias, etc. Após identificar a ameaça, ele coloca a rede em off para examiná-las.

 

7. Acunetix

Agora uma opção paga, o Acunetix é um verificador de vulnerabilidade para aplicativo web com código fonte aberto. Além disso, também lida com vulnerabilidade em redes, sendo usado por organizações de grande escala como NASA, HSBC, etc.

 

8. Nmap

Para quem é novo usando técnicas para identificar vulnerabilidades, Nmap é o mais confiável. A ferramenta usa de técnicas de sondagem para descobrir hosts na rede e para descobrir sistema operacional. Também detecta vulnerabilidade em várias redes.

 

9. Vulnerability Manager Plus

Um lançamento recente, o Vulnerability Manager Plus fornece análises baseadas em invasores, colocando os administradores de rede no ponto de vista do hacker. Além disso, fornece:

  • Verificações automáticas;
  • Identificação de configurações incorretas de segurança;
  • Scanner de mitigação de vulnerabilidades Zero Day.

 

10. OpenSCAP

Gratuito e de código aberto, o OpenSCAP é uma estrutura de ferramentas que atua como scanner de vulnerabilidade online. Ele avalia e mede vulnerabilidades, criando medidas de segurança.

Além disso, suporta varreduras em aplicativos e servidores web, bancos de dados, sistemas operacionais, redes e máquinas virtuais. Contudo, só é suportado em plataformas Linux.

 

11. GoLismero

Também gratuita e de código aberto, a GoLismero foca em varreduras de vulnerabilidade em aplicativos web e na rede. Cobre uma grande gama de brechas e também conta com resultados fornecidos por outras ferramentas, como OpenVAS.

 

12. Intruder

Um scanner de vulnerabilidade pago baseado em nuvem, o Intruder já começa a fazer a varredura logo após lançamento da vulnerabilidade. Seu mecanismo é automatizado e constantemente monitora brechas, sendo o mais adequado a nível empresarial.

 

13. Aircrack

Também conhecido como Aircrack-NG, se trata de um conjunto de ferramentas utilizadas para avaliar a segurança da rede Wi-Fi. Ele se concentra em diferentes áreas de segurança, como:

  • Monitoramento de pacotes e dados;
  • Teste de drivers e placas;
  • Cracking;
  • Resposta a ataques;

14. BeyondTrust

BeyondTrust se trata de um console baseado na web que lhe permite que crie um sistema de gerenciamento de vulnerabilidades mais centralizado. Ele oferece recursos como:

  • Relatórios de conformidade;
  • Relatórios de correção e conformidade de configuração;
  • Avaliação de vulnerabilidade de plataforma cruzada.

 

15. Microsoft Baseline Security Analyzer

Ideal para usuários Windows, a MBSA é uma ferramenta gratuita que oferece recursos vitais de técnicas para identificar vulnerabilidades. Eles são:

  • Varredura de pacotes de serviço de rede;
  • Verificação de atualizações de segurança e de outras atualizações Windows.

 

16. Nexpose

De uso gratuito, o Nexpose é uma das ferramentas mais usadas por especialistas para verificação regular de vulnerabilidades. Toda nova vulnerabilidade é registrada nele e são categorizadas de acordo com seu nível de risco, de baixo a alto.

Sua atualização é semanal!

 

17. Nessus Professional

Por fim, o Nessus Professional é um dos mais confiáveis em impedir tentativas de hackers, verificando vulnerabilidades que permitem invasão remota de dados confiáveis. Ele atua em nuvem, redes virtuais e físicas, entre outros dispositivos.

 

ferramentas para rastrear vulnerabilidades online

Conclusão

Manter a continuidade de negócios é uma das coisas mais importantes para qualquer empresa, pois perda de dados pode significar uma grande perda de dinheiro. Ter um scanner de vulnerabilidade online é sua garantia de lidar bem com qualquer ataque.

Por isso, não perca tempo e garanta uma dentre as 17 ferramentas para rastrear vulnerabilidades!

 

 

Posts relacionados