Para quem não é da área da tecnologia da informação pode achar difícil compreender certos conceitos da cloud computing ou em português (computação em nuvem).
Enquanto a materialidade de um hardware como o teclado ou o monitor de um computador é evidente, o mesmo não se pode dizer de softwares e sistemas.
Para muitas pessoas, a computação em nuvem, parece que as coisas estão mais confusas, porque é possível acessar os mesmos recursos em qualquer computador ou outro dispositivo com acesso à internet.
Hoje nós vamos explicar os conceitos básicos da cloud computing, além das suas funcionalidades bem como vantagens.
Entendendo a cloud computing
A cloud computing, ou computação em nuvem é um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar e independente de plataforma, sem ter que investir em equipamentos.
A computação em nuvem é uma grande mudança na forma tradicional de pensamento adotada pelas empresas sobre os recursos de TI.
Diferente dos modelos comuns, a nuvem é composta por uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, permitindo total elasticidade em todos os seus recursos fornecidos.
Você consegue alocar os recursos desses servidores interligados para sua utilização, ajustando sob demanda a capacidade de processamento, espaço, memória e banda. Isso tudo sem precisar reinstalar nada e sem perder tempo.
Na cloud a definição de preço é pelo uso, paga pelo que consome. O benefício dessa abordagem não é apenas a redução dos custos com servidores locais, a cloud é uma maneira dinâmica de se ajustar às necessidades de recursos de TI ao seu negócio de maneira simples, segura e econômica.
Mais agilidade com serviços em nuvem
A nuvem oferece acesso fácil a uma grande variedade de tecnologias para que você possa inovar mais rapidamente e criar praticamente tudo o que puder imaginar. Você pode gerar rapidamente recursos conforme a necessidade, de serviços de infraestrutura, como computação, armazenamento e bancos de dados até Internet das Coisas, machine learning, data lakes, análises de dados e muito mais.
Grande escalabilidade com a cloud computing
Com a computação em nuvem, você não precisa provisionar recursos em excesso para absorver picos de atividades empresariais no futuro. Em vez disso, você provisiona a quantidade de recursos realmente necessária.
Você pode aumentar ou diminuir instantaneamente a escala desses recursos para ajustar a capacidade de acordo com a evolução das necessidades empresariais.
A nuvem possibilita maior redução de gastos
A nuvem permite que você troque as despesas de capital (datacenters, servidores físicos etc.) por despesas variáveis e pague apenas pela TI consumida.
Além disso, as despesas variáveis são muito menores do que as que você pagaria por conta própria devido às economias de escala.
Praticidade com esse serviço
Você pode implantar serviços de tecnologia em questão de minutos e passar da ideia à implementação com agilidade várias ordens de grandeza maior do que antes. Assim, você tem a liberdade de experimentar, testar novas ideias para diferenciar as experiências dos clientes e transformar a sua empresa.
Trabalhe de forma remota
A computação em nuvem oferece uma possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela Internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no seu computador.
O armazenamento de dados é feito através uma rede. Assim, para realizar alguma tarefa basta se conectar ao serviço online e desfrutar das suas ferramentas disponíveis.
O trabalho ficará salvo e pronto para que você ou alguém da sua equipe o acesse de qualquer outro lugar, desde que tenham acesso à Internet.
A partir de qualquer computador e em qualquer lugar, as informações, arquivos e programas estarão disponíveis em um sistema único.
Mais confiabilidade para os seus processos
A cloud computing fornece muito mais serviços gerenciados, confiáveis e consistentes do que uma infraestrutura de TI interna, por exemplo. Se algum servidor falhar, os aplicativos e serviços hospedados poderão ser facilmente transferidos para qualquer um dos servidores disponíveis.
Existem ainda alguns tipos de nuvens e nós iremos explica-las melhor a seguir:
Nuvens Públicas
As nuvens públicas fazem parte de um provedor de serviços terceirizados. Logo, todo suporte e execução são realizadas por outras pessoas, você apenas gerencia a sua conta.
As aplicações dos diferentes usuários ficam todas contidas e misturadas no mesmo sistema. Mas calma, por trás disso tudo, o principal ponto é a segurança.
Nuvens Privadas
É basicamente o inverso das nuvens públicas. As nuvens privadas são construídas e usadas exclusivamente por apenas uma única empresa.
Nuvens Híbridas
Este último tipo de computação em nuvem conta com uma mistura de nuvens privadas e públicas. Assim, é possível que uma nuvem privada aumente a sua capacidade a partir de uma nuvem pública.
Mais produtividade com esse serviço
Datacenters locais normalmente exigem pilhas de equipamentos e implementações, tais como configuração de hardware, correção de software e outras tarefas demoradas de gerenciamento da TI.
A computação em nuvem remove a necessidade de muitas destas tarefas, para que as equipes de TI possam investir seu tempo na obtenção de suas metas comerciais mais importantes.
Nuvem aumenta o desempenho corporativo
Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de datacenters seguros, que são atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware de computação rápido e eficiente. Isso oferece diversos benefícios em um único datacenter corporativo, incluindo latência de rede reduzida para aplicativos e mais economia de escalonamento.
Com a nuvem, você pode ampliar as atividades para novas regiões geográficas e implantar globalmente em minutos.
Atualmente, há o armazenamento em nuvem específico para backups, que utiliza discos volumétricos e tem como característica a baixa performance, custo acessível e muito espaço disponível.
Existem ainda os serviços de cloud computing, iremos falar mais sobre eles agora.
Infraestrutura como serviço (IaaS)
O IaaS contém os componentes básicos da IT na nuvem. Normalmente, o IaaS oferece acesso a recursos de rede, computadores (virtuais ou em hardware dedicado) e espaço de armazenamento de dados.
O IaaS oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI. Ele é o tipo de computação mais semelhante aos recursos existentes de TI, já conhecidos por vários departamentos e desenvolvedores de TI.
Plataforma como serviço (PaaS)
Com o PaaS, você não precisa mais gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente, hardware e sistemas operacionais) e pode manter o foco na implantação e no gerenciamento de aplicativos.
Dessa forma, você fica mais eficiente, pois não precisa se preocupar com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, correções ou qualquer outro tipo de trabalho genérico repetitivo necessário para a execução dos aplicativos.
Software como serviço (SaaS)
O SaaS oferece um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Na maioria dos casos, quando as pessoas mencionam SaaS, estão falando de aplicativos de usuários finais (como e-mail baseado na web).
Com uma oferta de SaaS, você não precisa pensar sobre a manutenção do serviço ou o gerenciamento da infraestrutura subjacente. Você só precisa se preocupar sobre como utilizará esse software específico.
Ganho de tempo e tomadas de decisões
A maior parte dos serviços de computação em nuvem é fornecida sob demanda, com o objetivo de que até grandes quantidades de recursos possam ser provisionadas em questão de instantes.
Os serviços mais básicos de computação em nuvem, normalmente, com apenas alguns cliques você adquire os recursos que necessita, aliviando a pressão do planejamento de capacidade da sua gestão de TI.
Segurança para os seus dados
Muitos provedores de computação em nuvem oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias e controles que fortalecem sua postura geral de segurança.
E tudo isso te ajuda a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.
Se a segurança e a privacidade são os fatores que motivam uma resistência, saiba que é mais fácil minimizar esses problemas do que continuar com o modelo antigo.
A nossa dica é para investir nesse processo fundamental para você e para a sua empresa.
Últimas considerações
Para finalizar o texto de hoje, frisamos que, para sobreviver e prosperar em um mercado volátil, competitivo e tomado pela tecnologia, as empresas precisam estar antenadas nas práticas de gestão mais modernas.
A computação em nuvem é uma tecnologia que permite maior agilidade, flexibilidade e redução de custos na infraestrutura de tecnologia da informação de uma companhia.
Se a segurança e a privacidade são os fatores que motivam uma resistência, saiba que é mais fácil minimizar esses problemas do que continuar com o modelo antigo.
Com um sistema de armazenamento e de gestão na nuvem, o administrador pode pensar nos passos seguintes: como aproveitar essa tecnologia para qualificar as tomadas de decisão na empresa.
Lembramos ainda que um fator importante é ter uma conexão estável e rápida para aproveitar melhor a tecnologia, já que existe a necessidade de acessar servidores remotos.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto de hoje ou queira deixar uma sugestão, nos envie uma mensagem a seguir. Nós iremos responder seu comentário o mais breve possível!