Ferramentas que rastreiam as vulnerabilidades de um ambiente
Vulnerabilidades nos sistemas A verificação de vulnerabilidades ou a avaliação de vulnerabilidades é um processo sistemático de encontrar brechas de segurança em qualquer sistema que atenda às possíveis vulnerabilidades.
O objetivo das avaliações de vulnerabilidade é impedir a possibilidade de acesso não autorizado aos sistemas. O teste de vulnerabilidade preserva a confidencialidade, integridade e disponibilidade do sistema.
Hoje iremos falar um pouco mais sobre as ferramentas de rastreabilidade para vulnerabilidade nos sistemas, confira!
O que são essas ferramentas de rastreabilidade?
As ferramentas de verificação de vulnerabilidades ajudam a detectar brechas de segurança nos aplicativos, sistemas operacionais, hardware e sistemas de rede.
Os hackers estão procurando ativamente essas brechas para usá-las em proveito próprio. As vulnerabilidades dentro de uma rede precisam ser identificadas e corrigidas imediatamente para deixar seus atacantes à distância.
As ferramentas de gestão de vulnerabilidades são grandes aliadas do gerenciamento de riscos e indispensáveis na segurança da informação.
Elas vasculham redes, sistemas, dispositivos e websites em busca de falhas de segurança, detectando as principais brechas antes que um cyber criminoso possa explorá-las. Hoje, com a multiplicação dessas vulnerabilidades, a escolha das ferramentas e métodos corretos é ainda mais crítica para a defesa da informação e ativos das empresas.
Por isso, reunimos os principais tipos de ferramentas de gestão de vulnerabilidades para ajudar você na criação de um programa de segurança da informação e privacidade.
Ferramentas de gestão de vulnerabilidades x planilhas
Apesar da variedade de ferramentas de gestão de vulnerabilidades no mercado, há quem ainda prefira utilizar as tradicionais planilhas para organizar o processo.
No entanto, a simples listagem das vulnerabilidades encontradas em um software ou hardware não é suficiente para resolver o problema e gerenciar os riscos de forma eficiente.
Por isso, as ferramentas mais avançadas vão além da simples identificação das falhas e proporcionam uma gestão inteligente, que inclui definição do grau do risco de cada ativo de acordo com as características do negócio e atribuição de tarefas a partir de regras de automação pré-estabelecidas, para que analistas possam realizar ações de mitigação e correções para proteger os ativos da empresa.
A seguir, conheça algumas ferramentas amplamente utilizadas no mercado para análise de vulnerabilidades em ambientes de dados.
Burp Suite
Quando se trata de proxies transparentes, o Burp é uma ferramenta padrão.
Ele é utilizado para interceptar e manipular diretamente o tráfego web enviado e recebido pelas aplicações. Por padrão pode mapear alvos e scanear vulnerabilidades.
O software é intuitivo e fácil de usar, permitindo que novos usuários comecem a trabalhar de imediato.
NMAP
O nmap é uma das ferramentas criadas para administradores, auditores e profissionais de segurança. Possui inúmeras funcionalidades, sendo um coringa para esses profissionais.
A ferramenta permite a execução de scripts personalizados que possibilitam a identificação de informações específicas. Ele opera realizando escaneamento de alvos, os quais podem ser redes e hosts, estejam eles abertos para a internet ou não.
Ele também escaneia portas de serviços que estão abertas, determina o tipo de serviço, versão e possíveis sistemas operacionais. Com o nmap você faz uma varredura na rede e obtém respostas de todos os dispositivos que estão conectados.
Scanner de Vulnerabilidade OpenVAS
O scanner de vulnerabilidades OpenVAS é a ferramenta de análise de vulnerabilidades que permite aos departamentos de TI verificar os servidores e dispositivos de rede, graças à sua natureza abrangente.
Esses scanners procurarão um endereço IP e verificarão qualquer serviço aberto, verificando as portas abertas , configurações incorretas e vulnerabilidades nas instalações existentes.
Depois que a verificação é concluída, um relatório automatizado é gerado e enviado como um e-mail para estudo e retificação.
Netsparker
O Netsparker é outra ferramenta de vulnerabilidade de aplicativo Web com um recurso de automação disponível para encontrar vulnerabilidades.
Essa ferramenta também é capaz de encontrar vulnerabilidades em milhares de aplicativos da web dentro de algumas horas.
W3AF
O W3AF é uma ferramenta gratuita e de código aberto, conhecida como Web Application Attack and Framework. Essa ferramenta é uma ferramenta de verificação de vulnerabilidades de código aberto para aplicativos da web. Ele cria uma estrutura que ajuda a proteger o aplicativo Web, localizando e explorando as vulnerabilidades.
Essa ferramenta é conhecida pela facilidade de uso. Juntamente com as opções de verificação de vulnerabilidades, o W3AF possui recursos de exploração usados para o trabalho de teste de penetração.
Wireshark
O Wireshark é considerado um dos mais poderosos analisadores de protocolo de rede do mercado.
É usado por muitas agências governamentais, empresas, serviços de saúde e outras indústrias para analisar sua rede com muita atenção. Depois que o Wireshark identifica a ameaça, as coisas são colocadas offline para examiná-las.
O Wireshark é executado com sucesso em dispositivos Linux, macOS e Windows.
Outros destaques do Wireshark incluem o navegador de pacotes padrão de três painéis, os dados da rede podem ser navegados usando uma GUI, poderosos filtros de exibição, análise de VoIP, suporte de decriptografia para protocolos como Kerberos, WEP, SSL / TLS e muito mais.
Retina network security scanner
O scanner de vulnerabilidades Retina é um software de código aberto baseado na Web que cuida do gerenciamento de vulnerabilidades a partir de um local central.
Seus recursos incluem aplicação de patches, conformidade, configuração e relatórios.
Cuida de bancos de dados, estações de trabalho, servidores e aplicativos da Web, com suporte completo para integrações do VCenter e ambientes virtuais de varredura de aplicativos.
Ele oferece uma avaliação de vulnerabilidade e segurança cross-plataform comple
OpenSCAP
O OpenSCAP é uma estrutura de ferramentas que auxiliam na verificação de vulnerabilidades, avaliação de vulnerabilidades, medição de vulnerabilidades, criação de medidas de segurança. O OpenSCAP é uma ferramenta gratuita e de código aberto desenvolvida pelas comunidades.
Essa ferramenta suporta apenas plataformas Linux. A estrutura OpenSCAP suporta a verificação de vulnerabilidades em aplicativos da Web, servidores da Web, bancos de dados, sistemas operacionais, redes e máquinas virtuais.
Intruder
O Intruder é um scanner de vulnerabilidades pago projetado especificamente para verificar o armazenamento baseado em nuvem. O software Intruder começa a verificar imediatamente após o lançamento de uma vulnerabilidade. O mecanismo de verificação no Intruder é automatizado e monitora constantemente as vulnerabilidades.
Nexpose
O Nexpose é uma ferramenta de código aberto que você pode usar sem nenhum custo. Especialistas em segurança usam regularmente essa ferramenta para verificação de vulnerabilidades. Todas as novas vulnerabilidades estão incluídas no banco de dados do Nexpose, graças à comunidade Github.
Você pode usar essa ferramenta com o Metasploit Framework e confiar nela para fornecer uma verificação detalhada do seu aplicativo da web. Antes de gerar o relatório, ele levará em consideração vários elementos.
SolarWinds Network Configuration Manager
O SolarWinds Network Configuration Manager tem recebido constantemente elogios dos usuários. Os recursos da ferramenta de avaliação de vulnerabilidades que inclui abordam um tipo específico de vulnerabilidade que muitas outras opções não possuem, como equipamentos de rede configurados incorretamente. Esse recurso o diferencia do resto.
Acunetix
Esta é uma opção paga, o Acunetix é um verificador de vulnerabilidade para aplicativo web com código fonte aberto. Além disso, também lida com vulnerabilidade em redes, sendo usado por organizações de grande escala como NASA, HSBC etc.
Ferramentas para testes de invasão
Existe uma categoria de ferramentas que ajudam na execução de testes de invasão (pentest ou testes de penetração) e que também oferecem recursos para a gestão de vulnerabilidades.
Os testes de invasão são normalmente executados por hackers éticos e auditores para simular a ação de um cyber criminoso, buscando brechas na rede e gerando relatórios completos sobre as falhas de segurança do sistema.
Avaliação de vulnerabilidades protege sua rede
Se um ataque começar modificando a configuração de rede do dispositivo, as ferramentas poderão identificar e acabar com ele. Eles o ajudam na conformidade regulamentar com sua capacidade de detectar alterações fora do processo, configurações de auditoria e até mesmo violações corretas.
Importante frisar que, não existe “a melhor” ferramenta, existe aquela ou aquelas que são mais indicadas dependendo do que queremos verificar, na maioria das vezes devemos utilizar até mesmo mais de uma ferramenta de forma que os resultados sejam complementares e mais abrangentes.
Considerações finais
Para finalizar o texto de hoje, queremos reforçar que, manter a continuidade de negócios é uma das coisas mais importantes para qualquer empresa, pois perda de dados pode significar uma grande perda de dinheiro. Ter um scanner de vulnerabilidade online é sua garantia de lidar bem com qualquer ataque.
As ferramentas de varredura de vulnerabilidades ajudam a detectar e corrigir as vulnerabilidades de maneira proativa. Com as opções de verificação automatizada, você pode gerar relatórios semanais de análise de vulnerabilidades e comparar os resultados para obter mais informações.
Qualquer que seja a ferramenta de vulnerabilidade que você decida usar, a escolha ideal dependerá dos requisitos de segurança e da capacidade de analisar seus sistemas.
Identifique e lide com vulnerabilidades de segurança antes que seja tarde demais. Por isso, não perca tempo e garanta uma dentre as ferramentas para rastrear vulnerabilidades no seu sistema.
Ficou com alguma dúvida ou quer agregar algum comentário?
Nos envie uma mensagem logo abaixo para que possamos conversar com você.