Proteger sua empresa de ataque cibernético
Ao utilizar a internet e nos conectarmos com o mundo, sabemos que devemos tomar cuidados com diversas armadilhas que o mundo virtual possui e que rondam usuários através de disfarces e de ataques cibernéticos.
O ataque cibernético, hoje, no Brasil, por exemplo, em somente três meses, cresceu para 15 bilhões , e esse número cresce cada vez mais, tornando-se totalmente alarmante, não somente para nosso país, mas para o mundo todo.
Se você deseja alcançar uma rede totalmente segura em seu local de trabalho e quer evitar ao máximo todos os tipos de invasões e problemas cibernéticos que podem usar causados, acompanhe este artigo e saiba como evitar tudo isso.
O que é o ataque cibernético?
Há muitas formas de ataques, e esses são tentativas de danificação ou destruição total de redes de sistemas, implantados por hackers. Eles tentam violar todos os tipos de dados sigilosos para expor informações, roubar identidades, extorquir empresas com sequestros virtuais e dificultar o andamento de um negócio.
Hoje o ataque cibernético é conhecido como cibercrime, e é um perigo para todos os tipos de usuários, principalmente porque eles são difíceis de serem identificados e muito silenciosos, com ações sutis dentro do sistema.
Um ataque deste pode custar muito caro para uma empresa, e por isso iremos falar sobre os principais deles, para que quando ocorra, a resolução seja ágil e sábia. Confira a seguir.
O ataque cibernético hoje em dia e seus formatos
- Ataque DoS e DDoS – DoS é uma sobrecarga que faz com que o servidor fique indisponível para os usuários, enquanto o DDoS entra no computador mestre e o use mais ataques.
- Backdoor – É um vírus que modifica, exclui e instala arquivos. Envia e-mails, visualiza informações e usa todo o sistema.
- DMA – Ataca diretamente a memória do dispositivo
- Eavesdropping – Viola confidencialidade e faz uma varredura de informações
- Spoofing – É usado para falsificação de IP e comunicação entre todos os dispositivos da rede.
- Decoy – Armazena informações para serem usadas pelos hackers quando desejado.
Mas, atualmente, assim como existem muitos malwares à procura de computadores sem segurança, existem também formas de proteções que são muito mais eficientes que os próprios vírus aplicados.
Como se proteger do ataque cibernético hoje?
Agora que você já está familiarizado com os principais tipos de ataque e todos os seus malefícios, saiba agora como é possível se proteger e manter os dados de sua empresa totalmente seguros.
Passo #1 – Tenha um antivírus potente e um firewall
Utilize um antivírus pago e que tenha controle de todos os arquivos de seu computador. Há pacotes profissionais para empresas e corporações, juntamente com o firewall, que evita que os vírus cheguem ao computador.
Passo 2# – Aposte em VPNs
VPNs são redes virtuais que podem ser acessadas facilmente de qualquer local e criptografam as informações, deixando sua captação muito mais dificultosa por hackers.
Essa rede possui muita segurança, e mesmo que haja algum tipo de ataque, será muito difícil decifrar todos os dados que estão presentes nas pastas da rede, justamente pelo formato em que se encontrarão. O serviço de capturar dados redobra para os hackers.
Passo 3# – Eduque seus funcionários e atualize seu sistema
Como uma empresa possui um trabalho coletivo, é necessário que os colaboradores da área de TI sejam treinados para lidar com situações de invasões, e que também sempre deixem os sistemas e softwares atualizados.
Lembrando que a falta de atualização deixa também o computador vulnerável, facilitando invasores. Ou seja, treine os funcionários, faça com que senhas difíceis sejam aplicadas e sempre renove os planos dos programas que utiliza.
Passo 4# – Armazenamento em nuvem e backups de dados
Por fim, mas não menos importante, utilize o backup de dados em aplicativos online especializados nesta necessidade.
O armazenamento na nuvem, ou cloud computing, é um aplicativo de armazenamento online de todas as suas informações de sua empresa, que ficam seguros neste ambiente.
A empresa contratada que será responsável em guardar seus dados deve ser reconhecida por seus feitos e possuir certificações especiais, para que não haja sequestro de documentos, para que economize o espaço no HD e que garanta que nenhum arquivo será perdido.
Agora que você sabe o que é um ataque cibernético e entende como combatê-lo da melhor forma possível, estude suas possibilidades e contrate todos esses serviços, pois com esses investimentos, não haverá forma de alguém prejudicar sua empresa.