Home office já é uma realidade bastante presente no cenário nacional, com cerca de 3,8 milhões de brasileiros trabalhando nesse modelo, segundo IBGE em 2018. Isso muito se deve à praticidade de trabalhar em casa, fora o custo menor para a empresa.
No entanto, também é um espaço onde 62% de 2 mil profissionais estão ansiosos e estressados com o trabalho e 68% trabalham 1h a mais. Como trabalhar com home office da maneira certa e mais produtiva?
Isso é uma das dúvidas mais comuns nessa atual situação da COVID-19. Com o home office se tornando não só uma opção, mas uma necessidade, os empreendedores precisam de ideias para facilitar essa jornada.
Prossiga com a leitura do artigo e veja como aplicar corretamente seu home office!
O que é home office?
O significado de home office é literalmente “escritório em casa”, sendo também chamado de teletrabalho. Ele é uma modalidade de trabalho que pode ser executada em casa ou em locais de coworking.
Apesar do significado, essa modalidade tem uma estrutura totalmente diferente do escritório comum. A começar pelo espaço, o home office se destaca por dar economia, autonomia, liberdade e proximidade ao colaborador.
Isso é fruto de seu contexto, com a chegada de aplicativos de mensagem (de Skype e WhatsApp até Google Hangouts) e do Cloud Computing. Inclusive, é este último que tem sido um diferencial em tempo de pandemia.
Tudo que o funcionário precisa é de:
- Um computador, tablet e/ou smartphone;
- Uma boa conexão com a internet.
No entanto, abre espaço para sono afetado, horas extras, síndrome de burnout, entre outros problemas agravados pela COVID-19. Com isso, a produtividade é afetada durante a pandemia – e isso tem sido o maior desafio do empreendedor.
Quais são as regras para home office?
Antes de começar a entender a jornada home office, é necessário entender seu funcionamento. As regras para o home office seguem a reforma trabalhista da Lei 13.467 de 2017, que define dois pontos:
- O regime de teletrabalho não atende às regras de jornada expressas na CLT 5.452 de 1943. Por exemplo, 8 horas diárias com intervalo para almoço;
- Nesse regime, o contrato de trabalho define a atuação do colaborador por atividades. Dessa forma, não é estipulado uma carga horária fixa, mas sim as atividades que o funcionário deve executar num prazo.
Com essas regras para home office, é dada uma liberdade maior aos colaboradores: é aberta a possibilidade de acordos individuais ou normas coletivas de trabalho.
Dentro do que é estipulado na CLT, cabe ao empregador instruir o colaborador nas precauções adotadas contra doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Isso é definido por meio da assinatura de um termo de responsabilidade.
Por fim, o empregador pode adotar dois tipos de home-office: remoto ou híbrido. A única diferença entre os dois é o que o híbrido permite tanto o trabalho remoto, quanto o trabalho em escritório.
Dúvidas sobre home office: como funciona o controle de jornada?
“Dentro das exceções que o home-office possui na CLT, como funciona o controle de jornada? Simples: por meio do sistema de ponto online!”
Apesar de a legislação não exigir o controle de jornada, muitas empresas precisam gerenciar os horários de seus colaboradores em locais diferentes. Como fazer isso sem o controle de jornada?
Por isso, é possível adotar o controle de ponto pelo celular, com o sistema de jornada funcionando totalmente na nuvem. Dentro disso, é possível extrair relatórios de home office que aprimoram a função do colaborador.
Home office: vantagens e desvantagens
Quais são as vantagens e desvantagens do de executar a jornada em casa? Veja a seguir!
Vantagens
- Maior economia com transporte, alimentação e infraestrutura;
- Melhor autonomia com horários;
- Liberdade para forma pessoal de trabalho;
- Maior produtividade;
- Mais tempo disponível (que você gastaria no trânsito).
Desvantagens
- Maior número de distrações;
- Falta de interatividade com outros funcionários;
- Carga de trabalho desorganizada;
- Ausência de ambiente adequado.
Como aprimorar o home office?
Conhecendo as vantagens e desvantagens da jornada em casa, é natural achar logo que é uma boa (ou má) ideia. No entanto, é necessário antes entender essa modalidade dentro de sua realidade e/ou da de seus colaboradores.
Por isso, veja algumas dicas para home office bem feito e produtivo para todos!
Invista no melhor ambiente
Dentro de sua casa, busque o cômodo mais confortável e calmo para executar suas tarefas. Nesse espaço, preze pela ergonomia e boa disposição dos imóveis. Assim, você se sente melhor para executar suas tarefas. No entanto, nada de ousar demais no cenário, pois isso pode criar estímulos visuais que te tirem do trabalho.
Não esqueça da iluminação
Tenha uma iluminação coerente com a atividade que está sendo executada, de forma que não seja necessário forçar sua visão. Monte seu espaço próximo a janela para aproveitar o sol, mas também conte com uma luminária.
Planeje seu dia
Uma das dúvidas sobre a jornada em casa mais comuns é como planejar o dia. Para começar, liste suas atividades da mais importante para a menos importante, elaborando o melhor horário para um maior desempenho.
Não esqueça dos intervalos
Outra das grandes dúvidas sobre home office é como fazer intervalos regulares. Isso também tem uma resposta simples: a cada 1 ou 2 horas, faça uma pausa de 5-15 minutos (sem procrastinar).
Conte com uma boa internet
Com seu trabalho ocorrendo totalmente no meio online, é essencial contar com um plano de internet rápido e estável. O mínimo para taxa de velocidade deve ser 10MB para download e 1MB para upload.
Dica final: use da tecnologia ao seu dispor
Para aprimorar a produtividade de seus colaboradores, use das inúmeras plataformas online que otimizam o trabalho. Isso é uma das melhores dicas para home office, pois a disponibilidade de ferramentas é grande.
Com isso, é possível enfrentar as dificuldades do home office, principalmente em tempos de pandemia. Basta aplicar a metodologia mais coerente com a realidade de seus funcionários e com a sua.
Se quiser também entender como manter sua saúde mental em dia nesta quarentena, clique aqui.