Cloud Computing na automação industrial
A automação industrial em conjunto com a informática veio para mudar drasticamente a maneira como vislumbramos a produtividade e os meios de alcançá-la.
Um estudo publicado pela Fujitsu, empresa especializada na área, indica que os fabricantes pretendem investir pesado em automação, 76,8% planejam implantar projetos desse tipo em suas empresas nos próximos 12 meses.
Sendo assim, saber sobre esse mercado e prever como ele vai influir na indústria 4.0 é primordial para qualquer empresa que pretenda se manter na vanguarda desse segmento.
tomaç
O que é o cloud computing?
O cloud computing pode ser definido de uma maneira geral como uma infraestrutura que dispõe de seu poder computacional para prestar serviços de acordo com a demanda de seus contratantes.
Nesse âmbito, existem várias modalidades de estruturas computacionais em nuvem que podem ser prestadas, dentre elas:
- IaaS (Infraestrutura como serviço): focado na utilização de máquinas virtuais e backups para empresas.
- SaaS (Software como serviço): disponibilidade de softwares e outras ferramentas digitais em nuvem para seus contratantes.
- PaaS (Plataforma como serviço): utilização de aplicativos e outras demandas a serem estruturadas de acordo com a empresa contratante.
Todas essas maneiras definem tipos diferentes de estruturas no cloud computing que podem ser aplicadas à automação industrial, nesse sentido, faz-se necessário identificar quais serão as soluções mais adequadas para a sua empresa e escolher o pacote de serviços.
Na Adentro Cloud, existem várias opções que podem suprir as diferentes demandas de cloud computing da sua empresa, com assistência 24 horas e todo o suporte necessário para sua instituição.
6 vantagens de cloud computing para a automação industrial
Considerando todos os benefícios que a implantação de uma estrutura de cloud computing pode trazer a sua empresa, estarão listados aqui os seis principais, são eles:
Diminuição dos custos
Muitos podem pensar que a implantação de uma estrutura desse tipo possa ser cara, fazendo com que o investimento demore mais tempo para obter um retorno monetário.
No caso do cloud computing, os investimentos necessários para a implantação de um sistema cloud são bem menores em comparação com outras mudanças tradicionais de paradigma, pois grande parte do custo é ligado ao dispositivo que manterá a conexão com o servidor terceirizado, o edge device.
Outros custos como a manutenção do servidor, contas de energia e outras coisas análogas ficam sobre responsabilidade da empresa prestadora do serviço, não por quem a contratou.
Atualizações programadas
Outra preocupação das empresas que pretendem escolher a aplicação de cloud computing na indústria é justamente como funciona a política de atualização de software, pois em programas comuns, tais atualizações podem ocorrer de maneira frequente e quebrar o fluxo de trabalho.
Entretanto, quando a solução em cloud é uma estrutura baseada em nuvem, o provedor da mesma é quem fica responsável por atualizações, backup de dados e outras funcionalidades importantes, cabe a empresa contratante dos serviços apenas o uso dos softwares baseados em nuvem.
Compartilhamento integrado de informações
A versatilidade no acesso das informações relacionadas ao cloud da empresa também fica facilitada devido a essa estrutura, pois independente de ser um notebook, computador, tablet ou outro dispositivo, você pode acessar a nuvem tranquilamente, bastando ter as credenciais necessárias.
Além disso, a gestão da documentação gerada pela empresa terá uma melhora substancial, em grande parte pois os documentos podem ser acessados de qualquer dispositivo em qualquer lugar, facilitando o compartilhamento dos mesmos e tornando todo o processo mais intuitivo.
Equipe mais produtiva
No que tange outra vantagem competitiva da utilização de sistemas de nuvem para indústria, temos a maior produtividade das equipes, principalmente pela velocidade com que as informações dos projetos podem ser compartilhadas, aliado ainda a utilização de uma estrutura de software padronizada, evitando tempo gasto com a organização dos mesmos.
Facilidade de classificação dos dados
A computação em nuvem oferece essa facilidade, a classificação de todos os dados referentes a projetos geridos pela empresa sem a necessidade de reservar um espaço físico para que isso seja feito.
Com isso, a empresa ganha na otimização de seus processos, podendo dedicar mais tempo à melhoria contínua no gerenciamento das tarefas que envolvem a automação industrial.
Além disso, o cloud computing proporciona uma gestão otimizada de toda a cadeia de abastecimento da empresa, evitando gargalos de produção e facilitando a verificação de erros e outros problemas factíveis.
Segurança
Nesse quesito, a empresa também tem muito a ganhar ao implantar uma estrutura de cloud computing, pois essas plataformas devem seguir todas as legislações e normas atreladas à segurança dos dados.
Todas as comunicações internas e mensagens passadas pelo edge device na nuvem possuem criptografia, a fim de garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às informações veiculadas na rede.
Cloud computing e a indústria 4.0
As inovações tecnológicas suscitadas pelos modelos baseados no cloud computing surgem como um trunfo a ser utilizado pelas empresas que pretendem acelerar sua modernização; podendo ajudar em grande medida na otimização de todos os processos.
Atualizações constantes, menores custos, além de permitir o fluxo mais rápido de informações para simplificação da cadeia produtiva e uma melhor aplicação dos recursos utilizados são algumas das principais vantagens de quem aplica cloud computing em sua indústria.