Plano de DR, mais conhecido também como plano de disaster recovery, é um planejamento que deve ser feito por empresas para que elas possam seguir informações e técnicas passo a passo em caso de algum desastre em seu meio.
O plano de recuperação de desastre deve ser completo, pois podem ser eles físicos ou digitais, como por exemplo um ataque hacker bem-sucedido ou um incêndio que causa destruição no local e nas informações.
Para que você possa se manter sempre à frente de qualquer problema, crie um guia de recuperação de desastres em DR cloud, trabalhe ele o melhor possível e corra menos riscos possíveis. Saiba como a seguir.
1. Inventário de hardware e software
O plano de recuperação de DR cloud deve possuir um inventário completo de todos os hardwares, softwares e aplicativos da empresa em ordem de prioridade.
Além disso, todas as informações incluídas em cada um deles deve ter o contrato de suporte técnico e número de contrato, para que o trabalho possa ser recuperado e funcionar rapidamente.
2. Defina uma tolerância para tempo de inatividade e perda de dados
“Você não pode ficar inativo por mais de segundos. Descobrir onde você está nesse espectro determinará que tipo de solução você precisará para recuperar de um desastre. ”
O trabalho online e com cloud system não pode ficar inativo ou parado por mais de segundos. Assim, a partir do momento que você entender como está essa funcionalidade em sua empresa, entenderá quais soluções necessitará para a recuperação de desastres.
Avalie os objetivos de ponto de recuperação aceitáveis e o de tempo de recuperação, conhecidos como RPO e RTO e aplique-os em todas as aplicações que puder. Identifique as métricas e priorize os principais e mais necessários pontos a serem recuperados em um desastre.
3. Defina responsabilidade e identifique a equipe de backup
Todos os planos de recuperação de desastres devem definir as principais funções, responsabilidades e partes envolvidas durante um evento de recuperação de desastres. Elas precisam estar cientes das responsabilidades umas das outras para garantir, assim, que esse processo opere da forma mais eficiente possível.
Tenha planos para toda a sua equipe e garanta que eles entendam o processo e o que é esperado deles, que é fornecer soluções baseadas em sistema de nuvem, incluindo recuperação de desastres.
4. Crie um plano de comunicação
Seus funcionários devem saber como acessar os sistemas para desempenhar suas funções durante um evento de recuperação de desastres.
Aposte em um bom plano de comunicação, que levará em conta as comunicações iniciais no início de um desastre e atualizações contínuas para manter a equipe informada durante todo o evento.
Um plano de recuperação de desastres deve incluir uma declaração que pode ser publicada em:
- sua empresa
- nas plataformas de mídia social
- Para seus clientes e fornecedores
Se seus clientes entenderem que você está ciente da situação, você está adequadamente preparado e trabalhando para cuidar dela em tempo hábil, eles se sentirão muito melhor.
5. Realoque os colaboradores aplique um local de trabalho de backup.
Tenha em mente um site alternativo se o escritório principal não estiver disponível. Verifique se seus funcionários sabem onde se sentar e como acessar os sistemas deste site. Logo, forneça um mapa para o site alternativo e verifique se você tem atribuições completas.
6. Verifique se os acordos SLA’s incluem desastres
Se você trabalha com sistema em nuvem, o que é muito provável, ou terceirizou sua tecnologia, verifique se possui um contrato de vínculo que defina seu nível de serviço em caso de desastre, pois isso garantirá que eles comecem a resolver seu problema dentro de um tempo especificado.
7. Inclua como lidar com informações confidenciais
Defina procedimentos operacionais e técnicos para garantir a proteção de informações confidenciais, pois este é um elemento essencial de um plano de recuperação de desastres.
Esses processos devem abordar como as informações secretas serão mantidas e acessadas quando um plano de recuperação de desastres for ativado.
8. Teste seu plano regularmente
Seu hardware de backup pode ter falhado, sua cadeia de suprimentos estar em mãos incapazes de lidar com desastres, sua conexão com a internet pode ser lenta demais para restaurar seus dados no período esperado.
Assim, há muitas opções que podem quebrar um plano de DR cloud, no entanto, a única maneira de encontrá-los é testar o sistema.
Um cronograma de testes é a parte mais importante de qualquer plano de recuperação de desastres. E não se esqueça de testar seus funcionários, pois precisam estar bem preparados para executar todas as tarefas às quais são designados sem problemas.
Seguindo essas 8 dicas, seu sistema dificilmente falhará e haverá alguma crise em DR cloud.