Você já deve conhecer o termo IoT, não é mesmo? Ele se refere aos objetos eletrônicos que utilizam a internet para a coleta de dados do usuário. A grande questão é para onde vai tanta informação? A resposta é simples: para o armazenamento na nuvem.
Entender o que é Internet das Coisas (colocar o link para o artigo anterior) é fundamental para utilizar a tecnologia a favor da sua empresa. Em seguida, é possível aprender o que é armazenamento em nuvem, recurso que já é utilizado por grandes empresas como o Google e a Amazon. Trata-se de uma maneira digital de guardar e processar dados.
Ficou curioso em saber mais sobre o assunto? A seguir, você verá quais são as vantagens de optar por ele, confira!
O que é armazenamento na nuvem?
Sabe aquela TV que pode ser conectada ao celular? Ou aquele aplicativo que consegue medir seus passos durante uma caminhada? Esses dispositivos utilizam a Internet das Coisas, que está conectada a milhões de usuários e gera dados a todo momento.
Somente com um armazenamento na nuvem é possível reter essas informações. Por meio da tecnologia, os dados não ficam armazenados na empresa e sim em uma companhia contratada, que garantirá segurança e infraestrutura, além dos softwares necessários para a gestão das informações.
Os dados poderão ser acessados em qualquer computador que esteja conectado à internet. A seguir, seja as 5 principais vantagens para preferir o armazenamento na nuvem:
1 – Como isso pode reduzir os custos?
A possibilidade de utilizar servidores ou softwares conforme a demanda que a sua empresa necessita é um dos exemplos de como o armazenamento em nuvem ajuda a reduzir os custos nas empresas.
Ao ter uma empresa contratada para realizar o armazenamento, você não precisará investir em estruturas extras para o seu negócio. Você não terá custos com equipamentos ou licenças. Nem mesmo a energia elétrica para manter os servidores em bom funcionamento.
Tudo isso se resumirá apenas ao espaço de armazenamento utilizado no servidor da sua empresa.
2 – Garanta segurança com o armazenamento na nuvem
Sempre que você pensar no uso de dados, é necessário pensar também na proteção a esses dados. Atualmente, os provedores já utilizam práticas seguras de proteção a informações.
Isso poupa não só recursos financeiros para a sua empresa, como também otimiza o tempo, já que não é necessário se preocupar em como oferecer segurança de dados aos seus clientes.
Em geral, são utilizados dados criptografados que atendem altos níveis de políticas de segurança. O melhor de tudo é que não haverá mais riscos de perda de dados, já que eles estão disponíveis na nuvem, submetidos a backup automático.
3 – Dados salvos na nuvem
A questão de backup seguros e constantes garante que todas as mudanças e atualizações ficarão registradas e poderão ser acessadas mais tarde. Isso permite muito mais tranquilidade para a empresa, que poderá confiar que os dados estão sempre sincronizados de forma rápida, fácil e segura.
4 – Otimize o seu tempo
Por todas as vantagens que o armazenamento na nuvem proporciona, o recurso é capaz de gerar muito mais tempo para os departamentos da sua empresa, como por exemplo, o T.I., que poderá se dedicar a resolução de outros problemas, já que o armazenamento na nuvem não será mais um deles.
5 – Aumente os recursos
Com acesso a mais dados, toda a sua empresa poderá operar de maneira mais eficaz, aliada às necessidades do mercado. Falhas na rede de armazenamento também não serão mais problema e até mesmo a realização de acesso a esses dados será mais fácil, proporcionando economia, segurança, mais tempo e recursos para a sua empresa.
É importante estar atento às mudanças do mercado para entender como elas influenciam os seus negócios. Que tal testar as vantagens que o armazenamento na nuvem oferece? Fique de olho nesse blog, pois em breve vamos trazer mais informações para você se familiar ainda mais com a tecnologia e saber como usá-la para expandir os seus negócios.
(Procurando backup em cloud? Clique aqui!)