O perigo dos ataques cibernéticos
Se você é dono de uma empresa, esse artigo irá salvar muitos aspectos legais sobre a segurança de todos os seus dados sigilosos, e ajudará a aumentar a privacidade de suas contas e todos os aspectos que possui dentro do seu trabalho.
Há muitos tipos de invasões em computadores, sejam elas mais leves, como simples vírus que são combatidos, mas também invasões mais perigosas e difíceis de lidar, como por exemplo o ransomware.
Para que você possa entender o que é ransomware e obter todos os tipos de informações sobre o que é ransomware e como ele atua, acompanhe este artigo, pois ele irá proporcionar as mais valiosas dicas contra invasões e hackers.
Entenda o que é ransomware e suas características
O termo em inglês se refere a um malware de resgate, que é um software malicioso, criado para roubar dados. Ele é instalado na máquina em questão e facilmente sequestra informações importantes, impedindo que elas sejam acessadas novamente.
O ransomware, além de invadir o sistema de uma empresa, impede que a equipe de TI acesse todos os documentos, e, com isso, pede um resgate para que possa liberá-los novamente. Na maioria das vezes o “resgate” é uma quantia em bitcoin, uma criptomoeda que vale em média 32 mil reais cada, para que o hacker não vaze nenhuma informação.
Essa invasão causa um enorme prejuízo para as empresas, impede acessos e impossibilita qualquer tipo de execução de trabalho enquanto as reparações e o resgate não forem feitos como pedido.
O que é um ransomware e seus perigos
Agora, sabendo o que é ransomware e todo o seu perigo, é interessante que você saiba algumas características do mesmo, para entender mais sobre seu funcionamento, para que por fim, possa evitá-lo.
- Ele é silencioso
- Se replica facilmente
- É muito resistente a qualquer tentativa de resolução
- A recompensa, por ser criptomoeda, é quase impossível de ser rastreada
- Pausa todas as execuções da empresa atacada
Esses entre muitos outros aspectos podem fazer com que todos o trabalho que foi construído seja destruído, entre em falência, perca seus clientes e ainda faça com que sua empresa deva ser totalmente reestruturada em um momento inoportuno.
Como sua invasão ocorre?
Esse tipo de feito não possui uma preferência de público, mas sim de falta de segurança das empresas. Ou seja, se sua companhia possui uma rede sem a devida proteção, é muito possível que o ransomware irá se atrair pela mesma.
O ransomware mais famoso neste meio se chama CryptoLocker, e é lançado diariamente no ambiente virtual.
Máquinas conectadas em uma rede corporativa são o alvo principal para esse “vírus sequestrador”, que procura sempre um retorno financeiro através de seu volume de dados e central de arquivos.
O que fazer quando ocorre a invasão?
Para que seja possível tentar reparar o mais rápido possível, é preciso que você entenda o que é um ataque ransomware, reconheça o ataque e isole o dano, desligando o computador de forma imediata. Informe a equipe de TI ou contrate uma consultoria especializada se necessário.
O computador ficará isolado em quarentena sendo reparado e estudado, evitando contato com qualquer outra máquina da rede corporativa. Além desses cuidados tomados, os profissionais apagarão o vírus e os dados infectados.
Lembrando que a ação de pagar o hacker não é recomendada, e o correto a se fazer é ir a uma delegacia especializada em delitos digitais, para que a situação possa ser resolvida de forma rápida e com o mínimo de prejuízo possível.
A melhor maneira de evitar todo esse transtorno, é protegendo previamente os seus dados e todos os computadores da sua empresa, pois eles são os bens mais preciosos que seu ambiente de trabalho possui.
Há inúmeras opções de antivírus, treinamentos, firewalls, ferramentas de armazenamento totalmente seguras para que você e sua equipe possam trabalhar sem nenhum risco.
Agora que você já sabe o que é ransomware, aprenda a proteger de forma profissional todos os seus dados e suas máquinas com o “Guia completo de como proteger sua empresa de ataques cibernéticos”.