Empresas que querem sobreviver no mercado profissional, sempre buscam por alternativas econômicas. A virtualização é uma dessas alternativas – inclusive, é uma das mais populares entre os administradores de TI.
As ferramentas de virtualização já foram incorporadas ao ambiente operacional como um padrão na arquitetura de tecnologia. Os motivos para isso são muitos: as máquinas virtuais são mais econômicas, sustentáveis e fáceis de controlar.
Mas o que é a virtualização e para que serve? Prossiga com a leitura do artigo e entenda melhor do assunto!
Afinal, o que é a virtualização?
“Nos seus variados tipos, a virtualização entrega benefícios estratégicos para o seu negócio.” A virtualização se trata da ação de criar um computador virtual dentro do computador físico, com sistema operacional, programas e tarefas. Basicamente, através do hardware do computador, é possível criar várias máquinas virtuais (as “VM”). Ela é comumente utilizada para rodar testes de segurança. Como funciona de forma fechada no seu sistema físico, consegue evitar que um possível vírus se distribua pelo computador. Também é utilizada para rodar sistemas operacionais, como o Windows num MacOS.Como funciona a virtualização?
Para a virtualização ocorrer, é necessário que possua:- Excelente hardware, pois é importante que o seu processador tenha capacidade para simular um segundo sistema operacional em execução
- Ferramentas de virtualização, mais especificamente um software para rodar a cópia do sistema operacional
- Cópia do sistema operacional
Tipos de virtualização: quais são os principais?
A virtualização ocorre através de um hipervisor, que separa o servidor físico em várias máquinas virtuais. Em todos os tipos de virtualização, há a abstração de algo físico em partes discretas através do software. Mas quais são os tipos de virtualização?- Virtualização de rede
- Virtualização de armazenamento
- Virtualização de aplicativos
- Virtualização de hardware