Domínio: 4 passos para registrar seu site

Registrar seu Site 

Com as novas tendências da transformação digital, times de tecnologia nunca estiveram tão em destaque quanto na atualidade.

 

Líderes de todos os setores têm percebido a importância da digitalização para gerar resultados e promover a escalabilidade de suas operações, fazendo com que a área de tecnologia ficasse em evidência como polo de extrema importância para o crescimento dos negócios.

 

Em busca de soluções que possam impulsionar e potencializar a visibilidade de suas empresas, diretores e CEOs passaram a apostar em estratégias mais ágeis. Assim, passaram também a investir em setores, um grande exemplo é o uso da tecnologia como gestão de inovação.

 

Essas mudanças têm sido grandes responsáveis por uma nova estratégia de gestão: o modelo de negócio escalável, representado por Empresas de Alto Crescimento, ou seja, ambientes que trabalham gerando grandes resultados através de agilidade.

 

A digitalização de processos internos e automatização de processos externos, comprovam que a liderança está cada vez mais preocupada em oferecer – tanto para sua força tarefa, quanto para seus clientes, entregas imediatas, que caminham de acordo com as mudanças influenciadas pela tecnologia.

 

Porém, para que esse crescimento tão almejado seja alcançado, é necessário reconhecer o por quê de soluções inovadoras serem tão importantes para a atualidade. 

 

Identificando também o que pode oferecer o melhor resultado final ao seu cliente – para isso, é importante dispor de uma porta de entrada para que o acesso à sua empresa seja cada vez mais fácil e acessível.

 

Neste blog definiremos o que é Domínio de um website, como ele funciona, qual sua importância e seus benefícios, e também, destacar sua importância no processo de digitalização de toda empresa, independente do setor.

 

Mas afinal, o que é um Domínio?

Dentro do universo da internet, todos os websites possuem uma identidade exclusiva. O domínio é exatamente isso, um nome único que existe para localizar e identificar sua empresa, ou até mesmo você, caso possua um registro de domínio na web. 

 

O domínio é aquele nome ou palavra que aparece após o “www.” em sites, ou após o @ quando estamos falando de e-mails. É um endereço exclusivo utilizado para que pessoas possam acessar a internet, e por conta disso é fundamental para quem deseja ter um site, ou blog.

 

Para quem possui uma empresa, este endereço funciona como cartão virtual para que as pessoas conheçam o seu negócio.

 

Mas antes de possuir essa identidade mais humanizada e fácil de se memorizar, websites eram localizados por provedores de internet através de um número de IP.

 

Já imaginou? Ter que memorizar pelo menos 11 dígitos para indicar um site a alguém?

 

 Quase impossível, não é mesmo?

 

É por conta dessa grande dificuldade que os domínios foram criados, assim, ficou muito mais amigável aos seres humanos utilizarem a internet de maneira ainda mais funcional.

 

Assim, com a evolução da digitalização durante os anos, logo empresários de todos os portes começaram a perceber a grande importância de um site na internet, e o quanto um domínio personalizado poderia incentivar positivamente os negócios.

 

Mesmo em 2020, uma pesquisa do SEBRAE apontou que a pandemia impactou diretamente a mudança no cotidiano de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil só no ano passado. Muito embora, 21,6% desses negócios tenham aderido ao trabalho remoto, percebeu-se também que 41,9% das companhias ouvidas partiram para o mundo digital.

 

Para compor a estrutura de um domínio, há sempre um nome, acompanhado de uma extensão. 

 

Por exemplo:

 

suaempresa.com

 

São diversas extensões disponíveis, mas a mais popular é “.com”, aqui no Brasil também podemos encontrar “.com.br”, em casos de órgãos governamentais “.org”, dentre outras opções.

Domínio e Hospedagem são a mesma coisa?


Para maior satisfação em termos de tecnologia e entrega para o cliente que acessa a sua plataforma, é importante compreender que muitas etapas acontecem antes que haja o formato final de um website

 

Dentre os serviços importantes por trás de servidores, existe o Hosting, que nada mais é do que o termo utilizado para explicar todo o serviço de “hospedagem” que conecta dispositivos como computadores à internet.

 

Ou seja, quando digitamos a “url”, ou o endereço de um site, imediatamente o servidor em que a página está hospedada é conectado. O sistema remete ao servidor o domínio (que é o nome do website), ao endereço de IP, e traz o conteúdo diretamente para a sua tela de computador.

 

O DNS ─ sigla para Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios, é responsável pela conexão com a hospedagem que converte as informações de maneira correta.

 

Porém, é o hosting que garante a funcionalidade total de um servidor, ou seja, quando há algum tipo de problema e o servidor cai, ele é substituído por outro imediatamente, mantendo o site, ou aplicação disponível online continuamente.

 

Por conta das grandes demandas de clientes e novas exigências de mercado com a transformação digital, atualmente empresas têm buscado cada vez mais maneiras eficientes para hospedagem. Visando sempre atender às suas necessidades.

 

Então a resposta é não, domínio e hosting não são a mesma coisa. Porém, para que um domínio funcione é necessário de um serviço de hospedagem que possa armazenar e colocar o conteúdo do seu site à disposição. 

 

5 passos para registrar seu site

 

Atualmente, quando buscamos informações sobre determinadas empresas, o primeiro local a procurar é em sites de busca como o Google. Através dos resultados, garantimos a credibilidade quando encontramos um website com domínio personalizado. 

 

Isso acontece porque nos dias de hoje é praticamente impossível que uma empresa opere sem dar devida importância ao ambiente digital. Não apenas a um website, mas também redes sociais como LinkedIn e Facebook costumam abrigar perfis empresariais a fim de abrir um caminho cada vez mais próximo de relacionamento entre empresa e consumidor.

É por isso que o primeiro passo para criar vínculo de confiança com o seu público é começar por um site, e para que isso seja possível, é necessário registrar um domínio.

 

Confira 4 passos para registrar o domínio do seu site:

 

  • Escolher um nome para seu domínio

Este é um passo bastante importante para o registro do seu domínio. Afinal, a partir deste nome é que vão encontrar seu site. É a identidade virtual do seu negócio, mas também deve ser cativante ao público, e fácil de se lembrar. No empreendedorismo o mais indicado é que o endereço carregue o nome da empresa. 

A grande dica é evitar números, ou hífens para separar palavras. E dê preferência para extensões como “.com” ou “.com.br”, que são as mais populares entre sites na internet.

 

  • Buscador de domínios

Para que haja exclusividade no seu domínio, é importante verificar se ninguém está utilizando o mesmo. Para isso, há algumas plataformas para que você possa pesquisar pela disponibilidade de um domínio. 

Caso o domínio da sua escolha esteja sendo utilizado por outra pessoa, suas opções são trocar a extensão do site, ou entrar em contato com o dono deste domínio para negociar.

 

  • Registro

Agora é o momento mais importante: se cadastrar para realizar o registro do domínio. Para empresas, será pedido o número de CNPJ, além de outras informações cadastrais. 

Também será importante saber informações como DNS do servidor em que o site está/estará hospedado.

 

  • Pagamento

Nenhuma extensão para domínio personalizado é gratuito. Portanto, é importante conhecer os preços que se adequem à realidade do seu negócio. Mas não tema: no geral o custo para registro de domínio é bem baixo e costuma ser cobrado ao ano. Para extensões como “.com”, o valor é de R$40 ao ano.
 

Pronto!

 

Agora você já pode registrar seu domínio de maneira simples como exemplificado acima. Após realizar os 4 passos e seu pagamento for confirmado, o endereço do seu site será redirecionado para o domínio registrado.

 

Os benefícios de ter um domínio personalizado!

 

Muito embora o registro de um domínio seja bastante simples, ainda hoje há empresários que se vêem relutantes diante da ideia de criar um website para seus negócios. 

 

Porém, com a crescente evolução da transformação digital, muitas plataformas surgiram para auxiliar profissionais de todas as áreas na criação de suas próprias páginas personalizadas sem precisar de uma força de trabalho especializada no assunto.

 

Dentre os benefícios de se registrar um domínio próprio, podemos destacar:

 

  • Credibilidade

Como já dito anteriormente, quando nos deparamos com um site personalizado, instintivamente passamos a sentir mais confiança em relação a determinada empresa ou pessoa. Encontrar um site corporativo cujo domínio carregue “wordpress.com”, ou “blogspot.com” tira um pouco da credibilidade e seriedade da empresa que deveríamos confiar. Com isso, clientes em potencial podem não interpretar como profissionalismo seu negócio por conta de algo muito pequeno.

 

  • E-mail corporativo

Com um domínio corporativo é possível ter também e-mails corporativos para você e sua força de trabalho. Lembre-se que uma ferramenta como essa é necessária como parte importante da organização e comunicação para a operação da empresa.

Independente do tamanho da empresa, é fundamental poder oferecer um endereço de e-mail que carregue o nome da companhia. Justamente por conta da questão de credibilidade diante de clientes e fornecedores, além de permitir também a inserção de assinatura profissional.

 

  • Proteção da marca

Esse ponto acompanha muito bem o benefício da credibilidade. Afinal, quando você cuida da aparência da sua empresa, ou da sua marca, você se preocupa também com a reputação do seu negócio. Optar por utilizar um domínio próprio demonstra seu posicionamento diante da evolução digital e consequentemente, oferece uma visão ainda mais inovadora ao seu público.

 

  • Ausência de anúncios

Às vezes, quando temos um site em plataformas de domínios “emprestados”, tais quais “wordpress”, “blogspot”, “wix”, pode acontecer de haver anúncios exibidos sem que possamos fazer nada sobre isso. Como o serviço é gratuito sem o registro de um domínio próprio, não há muito o que fazer. Agora, quando optamos pelo nosso domínio personalizado, a situação é diferente.

 

Evitar situações como poluição de anúncios na sua página pode ser crucial para a experiência do cliente, além de também trazer à tona a questão da credibilidade.

 

Estes são alguns dos benefícios que um domínio personalizado pode trazer para o seu negócio. 

 

No fim do dia, além de ser extremamente importante para a aparência da sua empresa, um domínio personalizado também acompanha a relação que sua operação deseja ter com o cliente final. 

 

Oferecer uma apresentação respeitável e uma experiência limpa e acessível pode parecer irrelevante, mas às vezes é exatamente isso que faz com que as pessoas busquem saber mais sobre o seu negócio. 

 

Conheça tudo sobre a Adentro Cloud!

 

Agora que conhecemos tudo sobre Hosting, Colocation e Cloud Server, é a hora de escolher quem irá auxiliar seu negócio no processo de Transformação Digital para que sua operação possa atuar com alta performance e trazer novos resultados para a empresa!

 

A Adentro Cloud oferece soluções inovadoras de Data Center sem perder excelência e qualidade em seu atendimento. 

 

Dentre as soluções que oferecemos, você pode encontrar uma equipe de suporte especializada para atender a todas as necessidades do seu negócio. Além de é claro as melhores soluções de Data Center para produtos e serviços, desde Cloud, Backup e DR, NOC, Licenciamento e muito mais!

 

Deixe um comentário contando o que achou do post de hoje e nos veremos nas próximas publicações.

Posts relacionados