Para ter sucesso como empresa, é necessário que exista gestão empresarial. Contudo, conforme é maior o número de processos e operações na empresa, menos você deve aplicar uma gestão manual. Nesse caso, aplique o ERP – e o que é o sistema ERP?
Para boa parte dos empreendedores, é a solução que eles precisam. Segundo dados da Microsoft, 34% das empresas usam desse sistema pela redução de custos que proporciona. Para 18%, o uso é por permitir uma melhor organização de operações.
E por que você precisa dele? Prossiga com a leitura do artigo e entenda como funciona o sistema ERP!
O que é o sistema ERP?
“Para 75% das companhias entrevistadas, com mais de 5 mil funcionários, o software ERP é essencial para boa experiência do cliente e integração da empresa.” (IDC Manufacturing)
Sistema ERP (Enterprise Resource Planning, em inglês) é, abrasileirando, um Planejamento dos Recursos da Empresa. Se trata de um sistema de gestão empresarial que auxilia nos processos internos da empresa.
Ele automatiza os processos e operações manuais, transformando-os em processos de software. Basicamente, ele unifica informações e facilita o fluxo de trabalho. Alguns exemplos de seu uso são:
- Distribuição de receitas;
- Organização dos funcionários;
- Catalogação de recursos;
- Emissão de nota fiscal;
Em linguagem de TI, o software ERP é um conjunto de aplicativos que acumula, armazena, processa, analisa e distribui dados essenciais!
Sistema ERP: como funciona?
Agora, como funciona o sistema ERP? O sistema ERP para empresas funciona numa arquitetura cliente/servidor de três partes: camada da base de dados, camada de aplicação e camada de apresentação, que é a interface para o cliente.
Nessa arquitetura, o sistema ERP apresenta uma estrutura modular, sendo um complexo de módulos combinados. Esses módulos são interconectados e não apresentam fronteiras bem definidas – constantemente eles trocam dados.
Esses módulos são organizados por você, que define a prioridade das tarefas empresariais. Por exemplo, você pode aplicar primeiro o módulo da contabilidade, depois o de CRM e, por fim, o de logística.
Quais são as funcionalidades dos módulos do ERP?
- Gestão integrada do processo de produção;
- Financeiro e contábil;
- Gestão de RH;
- Sistema CRM, que é o gerenciamento de relacionamento com o cliente;
- Estoque e logística;
- Gestão de projetos;
- Módulos personalizados para tarefas específicas.
Quais são os princípios do sistema ERP?
O sistema ERP funciona em tempo real, garantindo uma base de dados comum para todos os usuários da empresa. Esse sistema online pode ser instalado em vários servidores e sistemas operacionais, funcionando principalmente em cloud computing.
Seu acesso é pela interface do cliente, que pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora. Esse acesso permitido pode ser vertical (baseado em hierarquia) ou horizontal (baseado em departamento).
Por fim, deve garantir três coisas:
- Escalabilidade, que é a possibilidade de aumentar o número de recursos conforme o tamanho das operações;
- Suporte para todas as línguas, atividades e legislações;
- Suporte para todos os perfis de empresas.
Quais são os tipos de ERP no mercado?
Há diferentes tipos de ERP no mercado, principalmente por ser um sistema já antigo. Os tipos de ERP variam conforme funcionalidades e forma de uso, podendo serem identificados os seguintes:
- ERP legado, que é um sistema mais antigo, não acompanhando o crescimento da empresa;
- Engessado, que é um sistema mais barato e que permite uma gestão empresarial a curto prazo para empresa pequena;
- Gratuito, que é um sistema disponibilizado gratuitamente, mas que não garante o suprimento de todas as suas necessidades;
- Back Office, que quando acompanhado de um sistema ERP legado, pode ser bastante útil;
- Verticalizado para canal de negócio, que é um sistema ERP para empresas no modelo físico e de franquias;
- ERP para Omnichannel, que traz um controle mais completo do financeiro, fluxo de caixa, estoque, emissão, logística, etc;
Vantagens do ERP: por que as empresas precisam dele?
Por que contar com um sistema ERP para empresas? Para entender a importância, é necessário considerar como é o trabalho desse sistema online no modo manual: planilhas, estoque de papel em armários, menos comunicação entre setores.
Basicamente, a forma como ocorre a gestão é lenta e pouco otimizada, pois os processos e operações da empresa não são centralizados. Ao centralizá-los num sistema online, você garante a integração de setores e uma melhor produção interna da empresa.
E não é essa a única vantagem!
Integração dos dados
Esse software de gestão cria um espaço único para as informações na empresa, permitindo o acesso dos usuários de todos os departamentos. Dessa forma, acumula e processa dados importantes para tomada de decisões.
Controle total de atividades
Com a integração de diversos módulos, permite um total controle das atividades operacionais dos departamentos da empresa. Para isso, garante todos os dados e ferramentas necessárias para a gestão.
Automatização
No sistema, é possível automatizar os processos de gestão da empresa, com o software de gestão funcionando 24 horas por dia.
Acesso facilitado
É possível gerenciar os níveis de acesso a uma matriz comum de dados corporativos. Além disso, é permitido o acesso remoto!
Independe de hardware e sistema operacional
O sistema de gestão empresarial não depende da plataforma de hardware e sistema operacional. Aliás, tem funcionamento em nuvem!
Redução de custos
O sistema ERP reduz custos e despesas associados à estrutura organizacional da empresa.
Aumenta a segurança
Através do sistema ERP, é aplicado diversas medidas de segurança como:
- Políticas de segurança da informação;
- Diferenciação de acesso aos dados;
- Criptografia;
Minha empresa precisa do ERP?
Por que é tão importante contar com ERP? Bem, há mais duas vantagens que podem ser citadas: escalabilidade, ou seja, o sistema ERP cresce conforme o tamanho das operações e processos, e versatilidade.
Afinal, o que é o sistema ERP? É um sistema que se adapta a qualquer empresa com operações e processos. O ERP é feito para você!