VDI vs DaaS e suas diferenças

VDI vs DaaS

 

Com o passar do tempo (e recentes crises mundiais), cada vez mais se sugere a virtualização de infraestrutura. Nisso, é debatida uma questão dentro do mercado: VDI vs DaaS e suas diferenças.

Virtual Desktop Infraestructure (VDI) e Desktop as a Service (DaaS) são as duas principais opções de virtualização desktop. Elas compartilham do mesmo objetivo: providenciar acesso aos dispositivos desktops de qualquer lugar.

Contudo, guardam muitas diferenças – e são elas que vamos abordar agora. Confira as diferenças entre as duas, exemplos de DaaS, entre outras coisas nesse artigo!

 

 

 

VDI vs DaaS e suas diferenças: Definindo o que é VDI

“Servidores VDI surgiram como uma alternativa econômica e segura para gerenciamento da infraestrutura de TI.”

Infraestrutura de Desktop Virtual, ou VDI, se trata de uma hospedagem de ambientes de desktop em um servidor central. É uma virtualização onde as imagens de um desktop são executadas em máquinas virtuais e, por fim, entregue aos clientes finais por rede.

Os desktops virtuais residem nessas máquinas virtuais, com cada um tendo uma imagem de sistema operacional para inicialização. Enquanto isso, as máquinas virtuais são baseadas em host, com várias de suas instâncias hospedadas num mesmo servidor.

Por fim, os clientes finais devem estar constantemente conectados aos servidores VDI, de forma a manter acesso nos desktops virtuais.

 

Qual é o objetivo dos servidores VDI?

O VDI facilita o acesso seguro e remoto, por demanda, a diversos aplicativos de desktop. Com isso, descomplica o gerenciamento de infraestrutura, não sendo necessário administrar diversos computadores físicos.

Por isso, o VDI é encarado como um escritório disponível por demanda, tendo diversos aplicativos e dados virtuais para pessoas em constante movimento.

 

O que é DaaS

VDI vs DaaS e suas diferenças: Definindo o que é DaaS

“O DaaS na informática providencia a mesma capacidade que a máquina virtual do VDI, mas com um diferencial: serviço de nuvem gerenciado.”

Desktop as a Service se trata da oferta de dispositivos em geral (PC, impressora, softwares…) sob demanda. Basicamente, o uso desses aparelhos é terceirizado, o que permite à sua empresa aumentar ou diminuir a infraestrutura conforme a necessidade.

O DaaS na informática é baseado num modelo de recorrência, com a presença de planos e assinaturas. Também é presente um SLA, que considera as possíveis manutenções e consertos pelo tempo de contrato entre empresa e terceiros.

Com isso, é possível encontrar diversas vantagens do desktop as a service:

  • Possibilidade de aumentar ou diminuir o uso de infraestrutura;
  • Diminuir custos com despesas;
  • Reduzir carga de trabalho da equipe de TI;
  • Gerenciamento automático de atualizações no sistema.

E quais são os exemplos de DaaS?

 

Principais exemplos de DaaS

Para oferecer serviços DaaS, a empresa deve possuir uma estrutura física e também Cloud Computing. Os principais exemplos de DaaS nesse sentido são:

  • HP;
  • Apple;
  • Microsoft;
  • Arklok;
  • Microcity;
  • Entre outras empresas híbridas!

 

VDI vs DaaS e suas diferenças: quais são?

Apesar de compartilharem do mesmo objetivo, VDI e DaaS trazem diversas diferenças que vão definir sua escolha. Conheça elas agora!

Responsabilidades organizacionais

Para começar, o VDI conta com uma equipe interna que gerencia a plataforma de virtualização. Enquanto isso, no Daas é o provedor de serviço que gerencia a plataforma.

Nisso, entra uma grande diferença entre o VDI e DaaS na informática:

  • VDI conta com locatário único, com seus recursos sendo dedicados a uma única organização ou usuário. Com isso, há controle completo sobre configuração e distribuição de recursos.
  • DaaS conta com multi-locatário, com seus recursos sendo hospedados em servidores ou em centros de dados compartilhados. Claro que dentro desses espaços, seus dados são isolados do restante.

Plataforma

No VDI, você é responsável por toda a instalação, manutenção e gerenciamento da infraestrutura montada, seja em hospedagem local ou nuvem privada. Enquanto isso, no DaaS, sua estrutura é gerenciada pelo provedor de serviço.

Dessa forma, a responsabilidade pelo monitoramento, atualizações, disponibilidade e solução de problemas é dele!

Além disso, o VDI é atualizado por ano, enquanto o DaaS é atualizado de maneira semanal.

Por fim, o VDI é uma plataforma madura, testada e provada como solução. Enquanto isso, a vantagem do DaaS é a flexibilidade da infraestrutura.

Localização geográfica

Para VDI, é importante que haja uma implantação acessível e alcançável para cada local suportado. Claro que isso não é um problema para o DaaS, pois ele oferece suporte a todos os usuários finais da nuvem pelas máquinas virtuais.

Escalabilidade

Em questão de implantação, VDI apresenta um tempo moderado para ser finalmente implantado. Enquanto isso, o DaaS oferece uma implantação rápida pela nuvem.

Na escalabilidade, isso permite no VDI uma capacidade limitada de aumentar ou diminuir a infraestrutura utilizada. Enquanto isso, o DaaS permite maior flexibilidade no uso, o que garante a escalabilidade do negócio.

Segurança

VDI é uma virtualização de desktop que permite o total controle e segurança pela empresa, devido sua localização próxima. Contudo, há uma segurança menor conforme maior a distância da virtualização.

Enquanto isso, DaaS oferece diversas medidas de segurança em qualquer lugar, como criptografia de dados, autenticação multifator, etc.

Backup

No quesito backup, VDI requer servidores de backup separados e um investimento adicional para tal. Enquanto isso, o DaaS traz backup automático de dados em servidores redundantes, sem investimento extra.

Custos

Por fim, é importante salientar que há dois modelos de investimento em TI: Opex x Capex. O VDI permite apenas o uso do modelo Capex, enquanto o DaaS garante tanto o modelo Capex, quanto o modelo Opex.

 

 

Conclusão

A virtualização da infraestrutura é o caminho natural para empresas de diversos ramos. Com o surgimento do Cloud Computing, é cada vez mais natural que atividades e aplicações sejam executadas em ambiente cloud.

Por isso que é importante saber sobre VDI vs DaaS e suas diferenças, de forma a fazer a melhor escolha. Claro que, com o tempo, DaaS na informática vai se tornando a melhor opção!

 

 

Posts relacionados