A AWS (Amazon Web Services) é um setor da Amazon focado em um amplo conjunto de produtos de nuvem: computação, armazenamento, banco de dados, análises, IoT, etc. Por fim, há um serviço de nuvem gerenciado para AWS.
A Nuvem Amazon atende 77 zonas de disponibilidade em 24 regiões geográficas, com plano para mais 15 zonas em mais 5 regiões. Para fornecer ajuda aos novos usuários do AWS cloud, trouxe então o AWS Managed Services (AMS).
Como funciona esse serviço de nuvem gerenciado? Como são os serviços AWS? Prossiga com a leitura do artigo e entenda essa ferramenta de suporte, otimização e gerenciamento!
O que é AWS e quais são os serviços AWS?
“Mais de 100 produtos de computação em nuvem compõe a AWS, fornecendo armazenamento, rede, desenvolvimento móvel, segurança, etc.”
A Amazon Web Services se trata de uma plataforma de nuvem abrangente, que oferece mais de 175 serviços completos de datacenters. Ela é buscada por empresas que buscam reduzir custos, se tornarem mais ágeis e inovarem rapidamente.
Para isso, trabalha com uma Rede de Parceiros e oferece diversos serviços AWS:
- De computação, como o Elastic Beanstalk;
- De migração, como o DMS e Snowball;
- De armazenamento, como o AWS Storage Gateway;
- De segurança, como Inspetor e KMS (Serviço de Gerenciamento de Chaves);
- De banco de dados, como Amazon ElastiCache e DynamDB;
Por possuir tantas funcionalidades, pode se mostrar um serviço de nuvem complexo para iniciantes. É pensando nisso que existe um serviço de nuvem gerenciado para AWS!
Um serviço de nuvem gerenciado para AWS: conheça o AWS Managed Services!
“Para muitas empresas, é importante que haja ajuda e tempo para as pessoas adquirirem habilidade e experiência na AWS.”
O que é o AWS Managed Services? Basicamente, é o serviço de nuvem que opera a AWS em seu nome, trazendo recursos como:
- AWS Landing Zone, que implanta um produto AVM (Máquina de Venda de Contas) da AWS para provisionamento e configuração automática de novas contas;
- Recursos que auxiliam no atendimento dos requisitos do programa de conformidade, como HIPAA, HITRUST, GDPR, SOC, NIST, ISO, PCI);
- Modelo de operação empresarial;
- Otimização contínua de custo;
- Gerenciamento diário de infraestrutura.
Qual é o papel do AWS Managed Services no servidor AWS?
Em geral, o AMS ajuda na redução de sobrecarga na infraestrutura e dos riscos operacionais. Para isso, dentro do servidor Cloud Amazon, automatiza atividades comuns como:
- Solicitações de alteração;
- Monitoramento;
- Gerenciamento de patches;
- Segurança dos dados;
- Serviços de backup;
- Serviços de ciclo de vida total, de forma a provisionar, executar e apoiar a sua infraestrutura na nuvem.
Com isso, você reduz seus custos no AWS e livra seus engenheiros e desenvolvedores para projetos de alto impacto na empresa.
Como funciona o AWS Managed Services?
“Para uma migração total e de sucesso da sua empresa para o servidor Cloud Amazon, o AMS traz todas as ferramentas necessárias.”
Como o AMS funciona para você como empresa? Basicamente, ela atua nas três etapas dentro do servidor Amazon:
- Fundação: a AMS implementa uma nuvem privada virtual, estrutura de múltiplas contas e Landing Zones com governança, segurança e proteção de conformidade integradas.
- Migração: junto de parceiros, a AMS facilita a refatoração mínima viável dos seus aplicativos conforme ocorre a migração. Com isso, garante cargas de trabalho prontas para produção, assim como bons níveis de segurança e conformidade.
- Operacional: por fim, a AMS combina modelos operacionais de nuvem corporativa testados com automação de infraestrutura e especialistas em nuvem híbrida. Com isso, oferece completo suporte após migração.
Qual é o resultado do serviço de nuvem gerenciado para AWS?
- Segurança aprimorada;
- Conformidade mais firme;
- Redução de custos operacionais;
- Migração para nuvem acelerada;
- Gerenciamento simplificado;
- Inovação facilitada.
Para quais casos o AWS Managed Services é indicado?
Ele é indicado para empresas que desejam adotar o AWS Cloud em escala, mas não apresentam sucesso na nuvem. O AMS é projetado para acelerar a migração para o servidor AWS em escala mais rapidamente.
Com isso, ele preenche as suas lacunas de habilidades, permitindo uma transformação da sua cultura de TI.
Como o AMS acelera a migração para a nuvem?
Ele define um ambiente operacional padronizado e modelos comuns da pilha de aplicativos no AWS Cloud, aumentando ou substituindo seus recursos de gerenciamento de infraestrutura.
Mission Cloud One: como funcionam juntos o parceiro da AWS e o AMS?
“Mission Cloud One é uma solução única para negócios por toda a indústria que desejam reduzir seus custos dentro do servidor AWS.” (Alex Beal, Diretor de Produto da Mission)
Enquanto a AWS Managed Services oferece gerenciamento de operações de infraestrutura, parceiros ajudam na migração das cargas de trabalho tradicionais.
Um desses parceiros é a Mission, uma integrante da Rede de Parceiros AWS. Ela recentemente lançou o Mission Cloud One, um serviço de nuvem gerenciado para AWS que garante otimização, suporte e economia.
Alguns dos seus recursos são:
- Monitoramento em tempo real na nuvem Amazon, com resposta de alerta e tempo médio de resposta do SLA inferior a 5 minutos;
- Gerenciamento proativo e especializado de infraestrutura AWS;
- Revisão contínua para otimização de desempenho, custo e uso;
- Suporte técnico da plataforma AWS;
- Revisões regulares de contas, de forma a rastrear os principais KPIs em sua cloud;
- Acesso às melhores ferramentas dentro da nuvem Amazon!
Conclusão
O servidor Amazon, AWS, foi uma das melhores criações recentes para pequenos empreendedores que buscam reduzir custos. Com o AWS Managed Services, processos complexos foram simplificados, resultando em benefícios como:
- Melhora da segurança e conformidade com diversos requisitos (HIPAA, HITRUST, GDPR…);
- Aceleração da migração para nuvem;
- Sem barreiras para inovações.
Ao contar com um serviço de nuvem gerenciado para AWS, você preenche as lacunas de sua empresa. Além disso, dá espaço para engenheiros e desenvolvedores lidarem com o que há de mais importante nos negócios!