Por que é importante migrar para o cloud computing?
Você sabe por que é importante migrar para o cloud computing? São vários os motivos que justificam essa importância. Entre eles, podemos mencionar o aumento da eficiência da infraestrutura de TI e a redução de custos na transformação digital.
Quer saber mais sobre as vantagens proporcionadas pela computação em nuvem e o porquê de sua importância? Então, não deixe de ler esse artigo e comece a transformação digital da sua empresa com o pé direito!
Afinal, por que é importante migrar para o cloud computing?
São muitas as vantagens que justificam a migração para nuvem por um número cada vez maior de empresas. Quer saber por que o serviço de cloud é importante? Então, acompanhe abaixo alguns motivos que justificam essa relevância!
Redução de custos
“Ao migrar ambientes de TI para serviços em nuvem, você não precisará manter uma estrutura própria, diminuirá os custos com mão de obra e com a impressão e o armazenamento de documentos.”
Portabilidade
Ao optar por soluções em cloud, você terá acesso a dados de sua empresa de onde estiver, utilizando qualquer dispositivo. Quando as informações estão em servidores próprios, o acesso pode ser feito apenas por quem está no local.
Solução escalável
Os serviços em nuvem são personalizados de acordo com a demanda de cada empresa.
Isso significa dizer, também, que é possível solicitar às empresas que prestam o serviço o aumento de capacidade de processamento ou armazenamento.
Redução de riscos
As empresas que oferecem serviços em nuvem dispõem de equipes que se dedicam 24×7 na manutenção da segurança de seus data centers. Você não terá que se preocupar com a atualização de seus sistemas, por exemplo.
Ademais, o armazenamento de dados em nuvem impede que os dados de sua empresa sejam perdidos em eventuais acidentes e falhas e
Mais organização
O armazenamento em cloud também possibilita uma maior organização dos dados de uma empresa. Esses serviços permitem que você crie diretórios específicos para cada tipo de documento, seja ele um arquivo de áudio, texto ou vídeo.
Os principais tipos de backup em nuvem
Conforme já mencionamos, o armazenamento em nuvem pode trazer muito mais segurança para as informações de uma empresa.
Além disso, adoção de cloud para guardar dados possibilita maior facilidade no acesso às informações e melhorar a organização dos dados.
Contudo, é fundamental planejar seu backup com cuidado. Antes de realizá-lo, uma das coisas que você precisa fazer é escolher a nuvem mais adequada.
Isso porque, atualmente, existem diversos tipos de backup em cloud. A seguir, explicamos como cada um deles funciona.
Backup em nuvem pública
Esse tipo backup de nuvem consiste em um serviço oferecido por empresas de cloud à internet pública.
Nesse caso, a infraestrutura de TI é administrada pela empresa que presta o serviço e os servidores são compartilhados com outros usuários.
Isso significa dizer que os usuários não têm nenhum custo com largura de banda, recursos de hardware e softwares. Tudo fica por conta do provedor.
Por isso, essa nuvem é considerada a mais barata, sendo a mais indicada para empresas que desejam ter ambientes de TI mais disponíveis e seguros e que querem ter acesso a uma infraestrutura já pronta para uso.
Backup em nuvem privada
Ao contrário dos backups em nuvem pública, os que são realizados em nuvens privadas dependem de infraestruturas que atendem as demandas de uma única empresa.
Ou seja, os data centers que possibilitam o armazenamento em cloud privada são de uso exclusivo de um único negócio.
Geralmente, a implementação desse tipo de nuvem é feita por empresas que precisam de maior controle e acesso irrestrito a seus ambientes de TI.
Entre as vantagens da utilização desse tipo de nuvem para a realização de backups, está o uso de uma infraestrutura dedicada, desenvolvida com vistas às especificidades e necessidades de uma empresa.
Em outras palavras, a opção pelas nuvens privadas deve ser feita quando há uma maior necessidade de personalização. Deve-se ter em vista que a adoção desse tipo de cloud é mais onerosa do que nuvem pública.
Backup em nuvem híbrida
Como o nome mesmo sugere, esse tipo de backup é realizado em nuvens que mesclam o armazenamento em clouds públicas e privadas.
O objetivo dessa mescla é unir o que esses dois tipos de nuvem têm de melhor. No que diz respeito às nuvens públicas, essas possuem melhor escalabilidade.
Por outro lado, empresas que necessitam armazenar dados críticos ou confidenciais devem optar pelo backup dessas informações em clouds privadas.
“Assim, mesmo as empresas que já possuem uma infraestrutura privada podem aumentá-la ainda mais com o uso da nuvem privada, utilizando-a para a guarda de dados não críticos.”
Gestão de dados com cloud computing: mais segurança e escalabilidade com menor custo
À essa altura, você já deve ter concluído que o investimento em serviços de nuvem pode realmente trazer uma série de vantagens para seu negócio. De fato, esse modelo permite maior flexibilidade da estrutura com redução dos custos.
Ademais, o armazenamento de dados por meio de backups em nuvem é muito mais seguro. Todos esses motivos mostram por que é importante migrar para o cloud computing.
E você, tem investido em cloud computing? Quais as vantagens que esse investimento trouxe para seu negócio? Comente!