Pesquisa revela 5 tendências para o Cloud Computing

Pesquisa revela 5 tendências para o Cloud Computing

 

O Cloud Computing mudou a forma como os contextos de trabalho  se desenrolam no mundo. No entanto, isso não significa que ele mesmo não tenha se transformado com o tempo – e continua se transformando. Há novas tendências para o Cloud Computing!

Segundo a pesquisa “Developer IaaS Insights Study”, o futuro do Cloud Computing pode ser visto em 5 tendências. Boa parte delas parte da mudança de posicionamento das empresas em relação a ele e para que serve Cloud Computing.

E o que eles descobriram? Prossiga com a leitura do artigo e veja qual é a tendência de mercado reservada para ele!

 

 

Para que serve o Cloud Computing?

“Na prática, o Cloud Computing é uma terceirização dos sistemas de computador. O usuário pode acessar o software de qualquer lugar que estiver.”

Cloud Computing se trata de uma tecnologia que usa da conectividade, e da grande escala da internet, para hospedar recursos, programas e dados. E para que serve o Cloud Computing? Para permitir acesso deles de qualquer aparelho digital.

Com isso, a tecnologia permite:

  • Redução de custos com infraestrutura;
  • Economia de espaço com recursos;
  • Informação centralizada;
  • Flexibilidade dos recursos, armazenamento e processamento, podendo os diminuir;
  • Trabalho remoto.

Essa é a importância do cloud computing, que já era uma revolução no começo. Contudo, ele ainda apresentava mais espaço para crescimento, melhorando ainda mais suas funcionalidades.

 

5 tendências para o Cloud Computing: o que lhe reserva o futuro?

Um dos principais pontos da era da informação é que a tecnologia evolui constantemente e rapidamente. O futuro do Cloud Computing se renova ano após ano, o que chamou atenção de pesquisadores.

Confira agora as 5 tendências para o Cloud Computing que a pesquisa nos trouxe!

As empresas buscam pelas infraestruturas baseadas em nuvem privada ou híbrida

Dentro do Cloud Computing, há três tipos conhecidos: o público, o privado e o híbrido. Com foco nos dois últimos, as empresas têm voltado seus olhos para soluções personalizadas, que atendam de maneira específica aos seus propósitos.

Segundo a pesquisa, quase 2/3 das organizações (61,4%) encaram a nuvem híbrida (31,6%) ou privada (29,8%) como a infraestrutura do futuro. Já a nuvem pública, que era prevista com maior popularidade, não oferece a flexibilidade que toda empresa pede.

Por isso, sim, o futuro do Cloud Computing é híbrido e privado, pois eles ajudam na transição da empresa para a nuvem.

Maioria das empresas estão reavaliando sua infraestrutura de DevOps – e estão considerando migração!

Segundo menos de 20% dos entrevistados, eles estão satisfeitos com o desempenho de sua infraestrutura. Já para mais de 80% deles, a busca pela infraestrutura de DevOps certa está acontecendo e eles estão em busca das soluções mais completas.

DevOps existe para melhorar a integração entre desenvolvedores de softwares e equipe de infraestrutura. Não haver uma infraestrutura de DevOps correta para a empresa, acarreta em falhas de produção.

Então, a tendência é a migração para uma infraestrutura mais flexível e adaptativa para cada empresa.

As empresas evoluem – e as necessidades e recursos de hospedagem também

Com a velocidade atual da migração para o Cloud Computing, é necessário que esse tipo de infraestrutura apresente facilitações às empresas. De forma a tornar menos estressante essa migração, as necessidades e recursos devem evoluir.

O destaque fica para o Kubernetes, um sistema para implantar, dimensionar e gerenciar aplicativos em “contêineres nativos” para armazenamento em nuvem empresarial.

Segundo estudo “Best Practices for Running Containers and Kubernetes in Production”, é estimado que até 2022, cerca de 75% das empresas globais os usem, pois:

  • Oferecem maior portabilidade entre nuvens diferentes;
  • Facilitam e agilizam na elaboração de aplicativos;
  • Permitem dimensionamento de acordo com as necessidades.

As empresas querem escalabilidade, velocidade, facilidade de uso e bom custo

O que as empresas querem do armazenamento em nuvem empresarial? Segundo a pesquisa, três quartos (75,9%) buscam escalabilidade, velocidade, facilidade de uso e bom custo.

Esses aspectos podem ser vistos em duas grandes inovações.

Edge Computing

Boa parte desses aspectos estão sendo abordados no Edge Computing”. Dentro dos serviços de cloud computing, um dos grandes desafios é a sobrecarga de trabalho nos datacenters e nas redes, o aumento de latência.

Acontece que há um número muito grande de dados gerados por dispositivos que são enviados para processamento na nuvem. Qual é a solução dada pelo Edge Computing? Fazer com que o processamento não ocorra no dispositivo, mas num local mais próximo.

Serverless

Já outra tendência é o “Serverless”, que permite que os desenvolvedores escrevam códigos diretamente na nuvem. A ideia é eliminar a preocupação com o gerenciamento de recursos na infraestrutura e permitir escalabilidade no desenvolvimento de códigos.

É tempo de enfrentar as barreiras do armazenamento na nuvem: custo e escopo!

Segundo 37,5% dos entrevistados, custo de migração e escopo do trabalho são as principais barreiras que impedem o processo migratório. Para 24,2% deles, só o custo já é um empecilho.

Por isso, a grande tendência para o armazenamento em nuvem empresarial é a quebra dessas barreiras. Os provedores devem abordar elas e educar os empresários nesse processo, de forma que a transformação digital ocorra nas empresas.

 

cloud computing

Conclusão

No fim, a tendência geral para o Cloud Computing é a instalação total desse facilitador nas empresas. Conforme evolui e adiciona mais recursos, cada vez mais parece completo para uma empresa que busca ser competitiva.

Então as tendências para o Cloud Computing (e há ainda mais) só comprovam que os serviços de Cloud Computing vieram para ficar. Por isso, é importante que você garanta os seus!

 

 

 

 

Posts relacionados