Volta e meia aparece sempre a pergunta “Qual a diferença entre armazenamento no DVR Local e Cloud Computing?”
Essa pergunta é altamente compreensível. O sistema de monitoramento de vídeo é algo bastante importante para uma empresa – atrevemo-nos a dizer que é indispensável. Portanto, antes de investir nas ferramentas é necessário “estudar” e conhecer as opções.
Pensando nisso, queremos expor as informações necessárias para tirar suas dúvidas e, assim, poder fazer a melhor escolha.
Armazenamento no DVR local é o melhor para mim?
Normalmente utilizar o armazenamento no DVR local significa que você utilizará a rede de internet da empresa. Isto pode ser através de uma câmera IP para projetar e armazenar as imagens obtidas pela câmera em um dispositivo local, ou seja, um disco rígido local.
A imagens são capturadas e armazenadas em arquivos de vídeo, podendo ser acessadas, unicamente do dispositivo local.
É possível fazer configurações das câmeras, o que pode ser complexo para algumas pessoas. Porém, provavelmente, uma das maiores preocupações de quem usa o sistema de armazenamento local é com a segurança.
Em outras palavras, é de responsabilidade do usuário garantir que o sistema de rede não seja vulnerável e que o armazenamento local esteja seguro de ataques e acessos externos e não autorizados.
Do ponto de vista do custo, usar o DVR em armazenamento local pode ser um pouco mais barato do que a alternativa de câmeras em cloud computing. Muito disso é principalmente porque não haverá custos com a manutenção de uma plataforma de vídeo em nuvem.
Entretanto, antes de investir nessa opção é preciso considerar o custo total de propriedade, incluindo o investimento de armazenamento e o tempo gasto para configurar e manter o sistema na empresa.
Considere onde irá armazenar o DVR
Tudo ok se diante do que expomos você ainda não tem certeza de qual tecnologia usar para armazenar o DVR local, portanto, seu primeiro passo é você pensar onde deseja armazenar seus vídeos, se em cartão SD, HD do computador local, unidade NAS.
Considere também, para fazer a escolha, as possibilidades de que as imagens possam ser roubadas, substituídas ou corrompidas.
Além do mais é preciso considerar que é necessário a atualização do sistema e do firmware das câmeras e que deve ser realizado pelos usuários. Por fim, considere que o armazenamento DVR local também não possibilitará recursos adicionais, que podem ser oferecidos pelo cloud.
Armazenamento Cloud Computing é o melhor para mim?
Chegou o momento de falarmos sobre o armazenamento DVR em cloud e quais as diferenças em relação ao armazenamento local.
O primeiro ponto que se faz necessário mencionar é que as câmeras baseadas na nuvem são arquitetadas desde o início com simplicidade e segurança. Portanto, esses critérios já são bastante relevantes e importantes quando falamos da segurança das imagens.
Portanto, as imagens capturadas pelas câmeras com armazenamento DVR em cloud computing só podem ser acessadas através de um site central e não através de um endereço de IO local específico.
Acerca disso vale ressaltar que esse investimento é ideal para quem não quer se preocupar com manutenção de rede ou comprar armazenamento adicional para vídeos.
Outro ponto importante, que agrega ainda mais benefícios é que o ecossistema da câmera com armazenamento cloud é independente e geralmente bloqueado por métodos de segurança no nível de banco. Ou seja, é projetado para não ser interceptado por softwares de terceiros.
Considere benefícios com o armazenamento cloud
Além de maior segurança quando você aposta em armazenamento DVR cloud você obtém uma série de outros benefícios, entre eles a acessibilidade.
Como todos os vídeos são armazenados na nuvem os usuários podem acessá-los de maneira rápida e fácil de onde estiverem e com o dispositivo que optarem. Normalmente, só é preciso acessar o site central, disponibilizar usuário e senha.
Seria, para exemplificar, uma experiência similar à do Youtube ou Spotify, nos quais você pode acessar de diversos dispositivos e lugares (com acesso a web) e abrir sua conta para ter acesso às suas listas de favoritos, pastas, etc.
Outro benefício grande do armazenamento DVR em cloud é que é possível ter atualizações e melhorias do produto, de modo que o usuário é notificado imediatamente para realizar a atualização, com um único clique de botão.
Qual o melhor tipo de armazenamento?
Se você chegou até aqui deve ter observado pontos fortes e fracos desses dois tipos de armazenamento. Afinal de contas era exatamente esse nosso objetivo ao mostrar o DVR local vs Cloud Computing: fazer você perceber que ambos têm prós e contras.
A decisão é realmente sua, portanto, é necessário que você pense em cada característica e prós e contras para pesar qual opção corresponde mais ao que você precisa.
Porém, sem dúvida, a questão do custo é um dos pontos que pesam. Portanto, para esse quesito, sugerimos que pense não apenas a curto prazo, mas a longo prazo qual opção poderá ser mais vantajosa e facilitar a gestão e o armazenamento DVR de sua empresa.
Adentro
Concluindo, você deve conhecer a Adentro, pois essa empresa pode te ajudar na adequação dos modelos de Alta Disponibilidade e Disaster Recovery tanto em nuvem quanto on premise. Quer saber mais a respeito? clique aqui e tire suas dúvidas em contato conosco.
Gostou desse artigo? Compartilhe-o!
Caso tenha dúvidas ou interesse em sugerir a elaboração de novos conteúdos específicos, comente logo aqui abaixo.