Segurança
Considerando o aumento da utilização dos dados e a importância deles em nosso dia-a-dia, vem a necessidade de fazer backup para mantê-los em segurança caso algo dê errado, tendo em vista que essa possibilidade sempre está a espreita, por mais que tentemos evitar que aconteça realmente.
O fato é que a perda de dados e informações é algo possível de acontecer até para empresas e corporações que se previnem, imagina o aperto se não houver prevenção em relação a isso?
Por isso que os backups são de fundamental importância para se precaver e manter seus dados a salvo e é por isso que trouxemos aqui 5 opções para manter seus dados seguros com o backup segurança cloud.
5 dicas para manter seus dados a salvo com backup segurança cloud
Imagine os transtornos que as perdas de dados, informações e arquivos são quando você usa seu computador pessoal.
Tendo isso em mente, é evidente que backups de segurança são necessários até mesmo em sistemas pessoais, imagina o quão necessário eles são para empresas e corporações?
Portanto, confira as dicas para manter seus dados a salvo!
Backup segurança cloud são uma das grandes preocupações dos fornecedores do serviço, mas vamos conferir mais dicas para você se certificar deles ainda mais.
1. Agendamento de backup
Logicamente que ninguém quer que o pior aconteça, no entanto, é sempre bom estar preparado para eventuais ocorrências, certo?
Tendo isso em mente, automatizar o processo de backup é uma das melhores estratégias para estar preparado para eventuais desastres de dados. É interessante que se certifique de que haja um backup de seus dados mais importante pelo menos uma vez ao dia.
É importante também criar um plano para se recuperar de incidentes como a perda de dados ou se já tiver esse plano é sempre bom dar uma revisada nele e atualizá-lo!
2. Regra backup 3-2-1
Quando se fala de backup segurança cloud é comum seguir a regra de boas práticas, ou regra backup 3-2-1.
Essa regra define que, ao fazer o backup você deve:
- Ter pelo menos 3 cópias dos dados, assim, além dos dados ao vivo, é preciso ter mais duas outras cópias. Isso porque caso haja uma falha no dispositivo principal você tenha uma reserva e, caso a reserva também apresente falhas, você ainda teria outra opção. Desse modo, os riscos de perda dos dados seriam bem menores. Uma abordagem para realizar essas cópias pode ser armazenamento em disco, outro dispositivo e na cloud.
- Armazenar os backups em pelo menos 2 mídias diferentes, pois assim os riscos de falha de recuperação seriam menores. Uma falha nos discos em um servidor pode presumir uma probabilidade maior de falha em outro servidor. Assim, ao usar outra mídia, como o armazenamento cloud os riscos seriam reduzidos.
- Armazene pelo menos 1 dos backups fora de um local físico, pois é importante se precaver e proteger esses dados em casos de desastres naturais que podem comprometê-los. É aqui que se entra a opção de armazenar um dos backups em um serviço de armazenamento em cloud.
3. Otimize a realização de seu backup
O fato é que, dependendo da quantidade de dados que você possui, pode se tornar inviável fazer o backup de todos eles diariamente, pois demandaria muita capacidade de computação e armazenamento muito grandes e pode se tornar menos prático.
Devemos levar em consideração também que há dados que são atualizados diariamente e outros com menos frequência, o que levanta a questão que nem todos os dados devem ser tratados de igual maneira.
Portanto, é interessante que você otimize a realização de seu backup. Pode ser necessário priorizar os backups diários daqueles dados que são alterados com mais regularidade e realizar backups menos frequentes dos dados que são menos atualizados.
4. Teste o seu backup
Tudo bem, você tem uma boa estratégia de recuperação de dados com seu backup segurança cloud, mas não esqueça de testá-lo para verificar se os backups que está fazendo estão funcionando corretamente.
Você pode fazer testes mais simples, mas também é recomendado que faça testes mais detalhados e complexos para se certificar do bom funcionamento dos backups ou de possíveis falhas.
No entanto, considere fazer os testes em um hardware antigo, para não colocar em risco os sistemas vivos só para testá-los.
5. Invista em backup segurança cloud
O armazenamento em nuvem facilita, como já foi visto nos tópicos anteriores, não somente o processo de backup e restauração, mas também simplifica outras operações, entre elas, o acesso remoto dos arquivos.
Portanto, investir no backup segurança cloud como forma de contribuir para a segurança dos dados é uma das melhores opções que existem em termos de TI. Além da segurança, você se beneficia do procedimento de replicação como uma parte da estratégia de backup.
Certamente, seguindo essas dicas que demos nesse material você conseguirá manter seus dados a salvo com seu backup segurança cloud.
Desse modo, esperamos ter contribuído para você conhecer mais sobre o backup, bem como algumas estratégias para se certificar da segurança de seus dados de forma prática e eficiente.
Quer saber mais sobre segurança de dados na empresa? Veja aqui!